Um dia após o coronel Nazareno Marcineiro anunciar a saída do comando da Polícia Militar de Santa Catarina, nesta sexta-feira mais um ocupante do alto escalão também deixou o posto.

Continua depois da publicidade

O coronel João Schorne de Amorim, 49 anos, não é mais o chefe do Estado Maior da PM, o número 3 na hierarquia e responsável por toda a parte de planejamento estratégico e burocrática da corporação.

Amorim comunicou a saída na página pessoal que mantém em rede social na internet. Após 32 anos na PM, ele irá para a reserva remunerada. A PM fez uma solenidade à tarde no comando geral, em Florianópolis, para marcar o ato.

“Me retiro com o sentimento do dever cumprido”, disse Amorim.

Continua depois da publicidade

Na quinta, o coronel Nazareno anunciou que deixará o comando após três anos e quatro meses. Ele afirmou que a decisão aconteceu para se dedicar à vida acadêmica.

Mas, nos bastidores do meio policial, conforme revelou o DC, a saída de Nazareno já era prevista e há outros motivos como desgaste de relacionamento com coronéis da corporação e com o próprio secretário da Segurança Pública, César Grubba.

Assumirá o comando da PM o atual subcomandante, coronel Valdemir Cabral. A passagem de posto será no dia 5 de maio, quando a PM comemorará 179 anos. Ainda não foram anunciados os nomes para os cargos de subcomandante e chefe do Estado Maior.

Continua depois da publicidade