O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará a Operação Elpídio Barbosa em Joinville e mais cinco municípios do Norte Catarinense a partir desta quarta-feira, com atividades sociais até 25 de julho.

Continua depois da publicidade

A abertura da operação ocorreu no início da tarde de quarta-feira na Câmara Municipal de Joinville, que ficou tomada pelos 250 rondonistas participantes. O NER terá quatro equipes na cidade e outras cinco em Barra Velha, Garuva, Guaramirim, Itapoá e São Francisco do Sul.

:: Confira as últimas notícias de Joinville e região ::

Os alunos e servidores da Udesc farão atividades ligadas às oito áreas temáticas da Política Nacional de Extensão: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho.

Continua depois da publicidade

A ação ainda terá membros de oito instituições parceiras: universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), Integração Latino-Americana (Unila), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Santa Maria (UFSM); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); e Instituto Fazer, do Distrito Federal.

Segundo o coordenador de Extensão da Udesc e do NER, Alfredo Balduíno Santos, a expectativa para a décima operação do núcleo é muito positiva. “As prefeituras dos municípios participantes estarão bem envolvidas nos dez dias de atividades”, destaca.

O núcleo já fez nove operações em cinco anos, com quase 1,6 mil extensionistas e 140 mil pessoas atendidas em 76 cidades catarinenses, além de seis do Paraná, cinco de Goiás e uma da Argentina.

Continua depois da publicidade