A Nubank, uma das maiores instituições financeiras digitais do Brasil, está avançando significativamente no uso de inteligência artificial (IA) para transformar a experiência dos clientes e melhorar os serviços. Na última terça-feira (10) o banco anunciou uma das inovações mais recentes, os testes com IA generativa e a integração de funcionalidades aprimoradas para o Pix, consolidando a empresa como referência em tecnologia no setor bancário.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Como funciona?
Seja no aplicativo da Nubank ou no Whatsapp, os clientes do banco poderão realizar transferências Pix utilizando áudios, mensagens de texto curtas ou imagens que contenham o nome do destinatário e o valor. Assim como no modelo tradicional de pagamento instantâneo, essas operações são realizadas de forma imediata e sem cobrança de taxas.
Essa funcionalidade está em testes e promete expandir a praticidade e acessibilidade do sistema, facilitando o uso diário e mantendo os padrões de segurança rigorosos do Nubank. Além disso, há planos para integrar o Pix diretamente ao WhatsApp, possibilitando transferências rápidas e convenientes por meio do aplicativo de mensagens.

Continua depois da publicidade
Para garantir a segurança, será necessário que o cliente insira um PIN de quatro dígitos ao realizar transações. Durante a fase de testes, os valores são limitados a R$ 800 por operação e R$ 2,4 mil por dia, respeitando também o limite do Pix do usuário, prevalecendo o menor valor.
De acordo com o Nubank, a nova funcionalidade pode reduzir o tempo necessário para realizar transações em até 60%, mantendo os altos padrões de segurança. No WhatsApp, a ferramenta está sendo testada desde outubro, com a participação de mais de dois milhões de usuários. No aplicativo do banco, os testes estão sendo conduzidos com um grupo restrito de clientes selecionados.
A expectativa é que essas tecnologias, atualmente em fase de testes, sejam amplamente disponibilizadas nos próximos meses, permitindo que um número maior de clientes aproveite os benefícios da automação e da personalização. Essas inovações reforçam o papel do Nubank como pioneiro no setor financeiro digital no Brasil e na América Latina.
Conforme informado pelo Nubank, o recurso passa por uma curva de aprendizado, característica comum em tecnologias baseadas em inteligência artificial generativa.
Continua depois da publicidade
“Com a inclusão de milhões de clientes, a maturidade da IA será acelerada, contribuindo para a evolução contínua da plataforma”, destacou a instituição em comunicado.
Leia mais
O que muda com as novas funções do Pix anunciadas pelo Banco Central
Banco Central divulga novas regras de segurança para o PIX, válidas a partir de novembro