A sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, foi o local escolhido para a celebração de lançamento da série "Pequenos Grandes Talentos", produzida pela Televisão e Cinema (TVi) em parceria com a NSC TV.
Continua depois da publicidade
O público presente conheceu o projeto audiovisual de 12 episódios com 28 minutos de duração cada, que contará, a partir deste sábado (13), histórias de crianças catarinenses que se tornaram personalidades marcantes ao romperem barreiras intelectuais e culturais.
O evento contou com a presença das equipes que atuaram e produziram o especial e representantes da NSC Comunicação.
— A ideia surgiu em 1997 quando eu conversava com uma amiga sobre as mães que não conseguem acompanhar os filhos porque trabalham fora. E nós falamos de como detectar uma criança talentosa. E na verdade se não tiver um adulto atento ao lado dessa criança, ela não consegue ampliar isso — diz Laine Milan, diretora e produtora executiva da TVi.
Com um formato que envolve dramaturgia e documentário, o material mostra que na maioria das vezes, os personagens, quando pequenos, foram incentivados por adultos que enxergaram neles potencial para desconstruir paradigmas sociais, culturais, religiosos, além de preconceitos em diferentes áreas em suas épocas.
Continua depois da publicidade
— Este projeto é um novo momento da plataforma de entretenimento da NSC, o que nos deixa muito orgulhosos e felizes — Anselmo Prada, gerente de produção da NSC Comunicação.
Nomes de destaques
O primeiro capítulo é sobre Anita Garibaldi, nascida em 30 de agosto de 1821, em Laguna, no Sul do Estado. Ela é conhecida como a "heroína dos dois mundos", por ter participado de diversas batalhas tanto no Brasil como na Itália. Entre 1835 e 1845, ela lutou na Revolução Farroupilha.
Pequenos Grandes Talentos vai ao ar até 28 de setembro, sempre aos sábados, às 14h, na NSC TV.
Também serão retratados fatos sobre o pianista Pablo Rossi; o frade franciscano e cardeal Paulo Evaristo Arns; o poeta Cruz e Souza; o cineasta Rogério Sgan – zerla; o surfista Everaldo “Pato” Teixeira; a jornalista, professora e política Antonieta de Barros; o pintor Willy Zumblick; a sanitarista e pediatra Zilda Arns; o poeta Lindolf Bell e a religiosa canonizada Amabile Lucia Visintainer, mais conhecida como Santa Paulina.
Conforme a produção, o último episódio será um resumo com os destaques da série.
Continua depois da publicidade