O NSC Total transmite neste domingo o UCI Gravel World Series, diretamente da Fazenda Caetés, em Camboriú. A largada está prevista para as 7h30min, mas desde às 7h o fã de ciclismo pode acompanhar os preparativos para as disputas. A edição catarinense do UCI Gravel World Series é qualificatória para o Mundial da categoria. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe a competição.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do UCI Gravel
Na equipe do NSC Total que leva as emoções da prova ao vivo para todo o planeta, o narrador Leandro Lessa estará ao lado de convidados especiais; Erick Bruske, atleta profissional de Mountain Bike e treinador de ciclismo, e Alex Costa, especialista em produtos e tecnologia do segmento de ciclismo. A reportagem será de Cacau Corazza, apresentadora do Globo Esporte Santa Catarina.
Além da transmissão pelo canal do NSC Total no Youtube, o UCI Gravel Camboriú terá cobertura completa da NSC em todas as suas plataformas. Destaque para o ATL Sports, que será transmitido nesse sábado, ao vivo, para toda Rede Atlântida SC, direto de Camboriú, com apresentação de Tetê Trevisol e Luciano Calheiros.
Continua depois da publicidade
São esperados cerca de 400 atletas de 11 países, incluindo o número 2 do ranking e atual vice-campeão mundial, o italiano Daniel Oss, em sua estreia no Brasil. Os 25% primeiros ciclistas de cada categoria se classificam para o UCI Gravel World Championship, marcado para outubro, sem local definido.
Percursos
Com largada às 7h30min do domingo (9) da Pousada Fazenda dos Caetés, na área rural de Camboriú, a organização preparou três percursos.
O percurso longo tem 120 quilômetros com 1.947 metros de altimetria acumulada e passa pelos municípios de Tijucas e Canelinha. O percurso médio tem 60 quilômetros com 990 m de altimetria.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Veja como foi o UCI Gran Fondo, em Pomerode, de 2024
A categoria MTB & Gravel Ride tem percurso de 30 quilômetros e 404 metros de elevação, mas não vale como classificatória para o Mundial.
Continua depois da publicidade
Categorias
Gravel Granfondo 120 quilômetros – qualificatória para UCI Gravel World Series (Campeonato Mundial 2025): Elite (Masculina e feminina)
- 19 – 34 anos, masculino e feminino
- 35 – 39 anos, masculino e feminino
- 40 – 44 anos, masculino e feminino
- 45 – 49 anos, masculino e feminino
- 50 – 54 anos, masculino
- 55 – 59 anos, masculino
*Categoria 15-18 anos masculino e feminino = sem qualificação para o Mundial.
Gravel Mediofondo 60 quilômetros : Qualificatória para o UCI Gravel World Series (Campeonato Mundial 2025):
- 50 – 54 anos, feminino
- 55 – 59 anos, feminino
- 60 – 64 anos, masculino e feminino
- 65 – 69 anos, masculino e feminino
- 70 – 74 anos, masculino e feminino
- 75 – 79 anos, masculino e feminino
Continua depois da publicidade
MTB & Gravel Ride Masculino 30 quilômetros (15 a 79 anos) – sem qualificação para o Mundial.
MTB & Gravel Ride Feminino 30 quilômetros (15 a 79 anos) – sem qualificação para o Mundial.
Mediofondo open: categoria única e sem divisão por idades, com intuito apenas de participação, para ciclistas acima de 15 anos e de até 50 anos, feminino e 59 anos masculino, ou seja, sem a possibilidade de classificação para o campeonato mundial.
O que é a modalidade gravel
Gravel em inglês significa literalmente cascalho, pedregulhos. A origem da modalidade gravel bike remonta aos primórdios do ciclismo, há ceca de 150 anos, em um mundo em que a maioria das estradas não eram pavimentadas e apenas os centros das cidades tinham ruas cobertas com paralelepípedos.
Continua depois da publicidade
O asfalto demorou a chegar e os primeiros ciclistas eram, em essência, ciclistas de gravel que pedalavam nas estradas de terra e de cascalho que conectavam as cidades.
Renascido como categoria no Centro-Oeste dos Estados Unidos por volta de 2005 batizado de Gravel Grinders, as corridas em estrada de terra retornaram às origens do ciclismo. A modalidade não demorou para virar hype no mundo do ciclismo, com ciclistas buscando novos desafios. Cerca de uma década mais tarde chegou à Europa e ganhou o resto do mundo. O prazer de pedalar fora do asfalto foi redescoberto.
As provas de gravel atraem ciclistas de estrada e são normalmente de longa distância e caminhos com predominância de estradas de terra e cascalho e paralelepípedos. As bicicletas usadas são preparadas para suportar todos esses tipos de piso.
Sobre o UCI Gravel
O circuito mundial Gravel chega ao Brasil na cidade de Camboriú (SC) como um evento oficial do calendário da UCI (Union Cycliste Internationale), por isso, segue todos os padrões de estrutura e qualidade em nível mundial.
Continua depois da publicidade
O UCI Gravel Camboriú é o único evento oficial de ciclismo gravel para elite/profissionais e amadores/age group classificatório no Brasil para o campeonato mundial UCI Gravel World Championship 2025.





