O NSC Total é um dos dez selecionados para o Acelerador de Notícias Locais, projeto do Facebook para jornalismo. O principal objetivo da iniciativa é apoiar veículos de notícias locais para tornar seus modelos de negócio mais sustentáveis.
Continua depois da publicidade
Para isso, serão promovidos encontros presenciais e via internet entre gestores das empresas participantes e mentores de veículos internacionais designados pelo Facebook. O programa também envolve apoio financeiro para criação de projetos próprios.
O Acelerador de Notícias Locais começa no dia 29 de julho, terá duração de 12 semanas e é dirigido por Tim Griggs, ex-executivo do The New York Times.
Além do NSC Total, foram selecionados: Gazeta do Povo (PR), O Povo (CE), Estado de Minas (MG), Correio (BA), A Gazeta (ES), Jornal do Commercio (PE), A Crítica (AM), Correio do Estado (MS) e O Popular (GO).
– Nosso objetivo é dar ainda mais suporte ao importante trabalho feito pelos veículos de notícias locais. Acreditamos que esse tipo de notícia tem um papel importante para criar comunidades e queremos que seja um ecossistema forte com histórias relevantes, seja no Facebook ou fora da plataforma – afirma a gerente de parcerias estratégicas do Facebook no Brasil Sabrina Cimenti.
Continua depois da publicidade
O Acelerador de Notícias Locais faz parte do investimento global de US$300 milhões do Facebook em três anos para dar suporte à indústria de notícias, parceiros e produção de conteúdo. O projeto teve um piloto nos Estados Unidos no ano passado e, neste ano, já foi realizado na Alemanha e no Canadá.
O programa é desenvolvido em parceira com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em Inglês), uma organização sem fins lucrativos para promover o jornalismo de qualidade em todo o mundo. O ICFJ vai oferecer os mentores especialistas e outros apoios para os participantes.
