Para celebrar os 350 anos de Floripa, o NSC Total preparou uma série de reportagens com 10 matérias que serão publicadas de março a dezembro (uma por mês) contando histórias de moradores da capital catarinense que representam suas peculiaridades. A repórter manezinha Catarina Duarte vai mostrar como a população cresceu, bairros esquecidos e os que viraram mini-cidades, gastronomia regional e os pontos turísticos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
O projeto tem foco multimídia com página especial no NSC Total. As histórias da primeira reportagem começam a ser publicadas nesta sexta-feira (17) intitulado “Quantas Florianópolis cabem aqui?”. No mês de março, contamos histórias de pessoas que escolheram Florianópolis como casa e que compartilham um pouco de como é a cidade em que vivem. Com base nos dados do Censo de 2010 e das prévias do Censo 2023, a matéria conta como a cidade é aproveitada por seus moradores.
— Florianópolis é uma cidade muito rica em histórias. Nesse material queremos descobri-las e contá-las. Esse trabalho é o nosso “Rancho de amor à Ilha” — diz Catarina.
Dados do IBGE apontam que a maioria dos moradores de Florianópolis são, além dos próprios manezinhos, gaúchos, paranaenses, paulistas, fluminenses e pessoas que vieram de outros países. Para contar as diferentes Florianópolis convidamos personagens de cada um desses cinco lugares. A cidade de Alésio, nativo da Ilha, é o trapiche no João Paulo onde os pescadores se reúnem. Já para a gaúcha Iva, a cidade pulsa na Agronômica, onde ela vive há 20 anos e toca no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Continua depois da publicidade
O que os dados já mostram, mesmo sem a finalização do censo de 2023, é que a cidade se encaminha para ser cada vez mais cosmopolita. E essa nova realidade estará estampada na série de reportagens.
Veja o vídeo sobre o aniversário de Florianópolis
Leia também
NSC lança Movimento Floripa Faz Bem no mês de aniversário da Capital