O NSC Total avançou para a segunda fase do Local Lab Brasil, promovido pelo Google News Initiative. O projeto foi criado para oferecer consultoria técnica e ajudar a desenvolver os negócios de organizações jornalísticas de todo o país, colaborando para implementar práticas com padrão mundial. Na primeira fase, 100 veículos de comunicação foram escolhidos e apenas 40 avançaram à segunda etapa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Agora, divididas em dois grupos, as organizações receberão treinamento avançado e suporte sobre os temas audiência e monetização. As mentorias são oferecidas por especialistas da Raccoon Monks, Hypertxt e do próprio Google News Initiative. Nesta fase, o NSC Total, junto com as outras 39 organizações selecionadas, receberá apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos seus veículos.
“É uma honra e um desafio participar de um programa como o Local Lab. Estamos em um momento importantíssimo na história do NSC Total, com uma enorme transição digital. E iniciativas como essa, do Google, nos ajudam a implementar práticas utilizadas nos veículos mais importantes do mundo”, diz Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo digital.
Continua depois da publicidade
O GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).
NSC Total celebra 2 anos no Google Destaques
Na última quarta-feira, 23 de novembro, o Google recebeu em sua sede, em São Paulo, representantes de veículos participantes do Google Destaques – programa de licenciamento de conteúdo promovido pela gigante de buscas. O NSC Total esteve representado por Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo digital, e Carolina Marasco, coordenadora de performance digital.

O evento em São Paulo contou com a presença virtual de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, Joanna Beltowska, gerente de projetos do Google, e de Andrea Fornes, líder de Parcerias de Produtos para a América Latina, que estava presente e conduzindo o evento.
Continua depois da publicidade
Através do Google Destaques, os veículos participantes são remunerados pela seleção de seu conteúdo exibido em painéis no Google Notícias e no Discover. Os links direcionam os leitores para os artigos completos nos sites das editoras, ajudando-os a aprofundar o relacionamento com os leitores.
Atualmente, o programa conta com 138 veículos brasileiros – o NSC Total foi um dos pioneiros em todo o mundo no programa, inaugurado em outubro de 2020 apenas no Brasil e na Alemanha. Em 2022, mais quatro veículos da NSC estrearam no programa: Diário Catarinense, A Notícia, Hora de Santa Catarina e Jornal de Santa Catarina.
Como acessar o Google Destaques

Para acessar o Google Destaques, basta ir à página principal do produto. Uma vez nela, você pode buscar o NSC Total e assinar o portal, clicando na estrela, ao lado do botão “seguir”. Assim, você recebe as principais notícias de Santa Catarina quando acessar os produtos do Google. Ou você pode optar por assinar os outros veículos do grupo – A Notícia, para saber tudo sobre Joinville e o Norte de SC, Santa, para ficar por dentro de tudo que acontece no Vale do Itajaí, Diário Catarinense, com as principais notícias de todo o estado, e Hora de SC, para informações sobre a Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Você também pode optar por seguir os veículos da NSC no Google News: NSC Total, Hora de SC, A Notícia, Santa e Diário Catarinense. A principal diferença é que, no Google Destaques, há uma curadoria de conteúdo: a equipe do NSC Total seleciona as notícias mais importantes para o leitor. Já no Google Notícias, é possível ver todo o conteúdo publicado pelos sites, além da produção em vídeo para o YouTube, tudo num só canal.
Liderança de audiência em outubro
Em outubro de 2022, o NSC Total conquistou a liderança absoluta de audiência, tanto em usuários quanto em pageviews. Em usuários únicos, a primeira colocação foi mantida — como em todo o ano de 2022 — com 12,2 milhões em usuários únicos, 30% a mais que o segundo colocado. O portal da NSC também conquistou a liderança em pageviews, com 27,6 milhões de acessos. Os dados são atestados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC).
As marcas de outubro foram conquistadas com números impressionantes. Durante todo o período eleitoral, o NSC Total manteve no ar uma ferramenta com todos os dados sobre candidatos do país inteiro. Com estratégia de distribuição e produção de conteúdo alinhadas com as melhores práticas do mercado, o resultado foi a 2ª maior audiência de sua história, com mais de 5,5 milhões de pageviews apenas no dia 2 de outubro, segundo dados do Google Analytics.
Continua depois da publicidade
O portal também cravou um número recorde de acessos simultâneos, mais de 40 mil, logo após o início da apuração. Outro número impressionante é o de usuários: 1,87 milhão no dia 2, e 4,3 milhões na semana de 2 a 8 de outubro. Os números são apurados com a utilização da ferramenta Chartbeat.
O NSC Total agrega os jornais Hora de SC e A Notícia, e os mais premiados do Estado o Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina, de acordo com o ranking divulgado anualmente pelo Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia. Conta também com a análise dos melhores colunistas de Santa Catarina e conteúdo das rádios CBN Floripa, CBN Joinville, Itapema FM e Rede Atlântida SC.
Leia mais:
Sônia Bridi e Paulo Zero compartilham experiências com jornalistas da NSC
Edsoul: um mergulho na história do jornalismo e diversidades em intercâmbio nos EUA