O NSC Total é líder absoluto de audiência no mês de outubro, tanto em usuários quanto em pageviews. Em usuários únicos, a primeira colocação foi mantida — como em todo o ano de 2022 — com 12,2 milhões em usuários únicos, 30% a mais que o segundo colocado. O portal da NSC também conquistou a liderança em pageviews, com 27,6 milhões de acessos. Os dados são atestados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As marcas de outubro foram conquistadas com números impressionantes. Durante todo o período eleitoral, o NSC Total manteve no ar uma ferramenta com todos os dados sobre candidatos do país inteiro. Com estratégia de distribuição e produção de conteúdo alinhadas com as melhores práticas do mercado, o resultado foi a 2ª maior audiência de sua história, com mais de 5,5 milhões de pageviews apenas no dia 2 de outubro, segundo dados do Google Analytics.

O portal também cravou um número recorde de acessos simultâneos, mais de 40 mil, logo após o início da apuração. Outro número impressionante é o de usuários: 1,87 milhão no dia 2, e 4,3 milhões na semana de 2 a 8 de outubro. Os números são apurados com a utilização da ferramenta Chartbeat.

Recordes com DNA Catarinense

Além da ferramenta sobre as eleições, toda uma estratégia de SEO (search engine optimization, ou otimização para ferramentas de busca) foi montada para entregar o melhor conteúdo, mais rápido, ao leitor. O resultado foi excepcional: segundo dados do IVC, o NSC Total viu sua audiência aumentar 98% na semana das eleições.

Continua depois da publicidade

— Esses dados celebram o trabalho de inteligência que executamos diariamente na redação, comprovando que pensar em SEO é pensar no leitor, e que vai muito além de um bom resultado através mecanismos de busca. Além disso, os números surpreendentes de audiência revelam que os leitores sabem qual portal acessar quando buscam credibilidade e quando desejam uma cobertura de qualidade — explica Carolina Marasco, coordenadora de Distribuição e Performance do NSC Total.

A entrega do site especial de eleições foi uma ação conjunta entre a NSC e duass outras empresas catarinenses: a software house BW2, de Jaraguá do Sul, e a empresa de infraestrutura de sistemas Serverdo.In, de São José, na Grande Florianópolis.

— É um momento muito importante para o país e um projeto como este precisa ser muito bem executado. São muitas informações e qualquer detalhe pode confundir o usuário que busca informações dos candidatos ou, principalmente, o resultado das eleições, durante a apuração de votos. Ficamos muito orgulhosos do trabalho realizado em conjunto. Todas as frentes atuaram com muita seriedade e comprometimento para entregar um excelente resultado para os leitores — diz André Becker, CEO da BW2, de Jaraguá do Sul.

— A escolha de um fornecedor de hospedagem confiável foi primordial para garantir que o site estivesse no ar com garantia de disponibilidade e suporte técnico. Atuamos em melhorias através de testes massivos e ferramentas de avaliação de desempenho que nos auxiliaram no desenvolvimento. Garantimos a segurança do site pois, além de ser um requisito padrão para o desenvolvimento de plataformas on-line, o TSE informou a possibilidade de sofrer ataques hackers às vésperas das eleições de outubro de 2022 — explicou o gerente de TI da NSC, Gustavo Laqua.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que o resultado fora de série é um bis da estratégia adotada em 2020, quando, pela primeira vez, a NSC optou por fazer uma ferramenta automatizada para o eleitor. Naquele ano, o NSC Total bateu seu recorde histórico de audiência, com mais de 6 milhões de pageviews apenas em um dia.

Nas eleições, confiança e tradição fazem a diferença

A credibilidade do portal é resultado de uma série de iniciativas e esforços do time de jornalismo da NSC, e o compromisso em gerar conteúdo com valor para sociedade catarinense. Em Santa Catarina, somente o NSC Total integra a coalizão de fact-checking nacional, o Comprova. O projeto é amparado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e conta com 43 veículos de comunicação brasileiros, entre eles AFP, Metrópoles e Estadão.

O NSC Total é também parceiro do Google Destaques, programa internacional de fomento ao jornalismo, promovido pela Google News Initiative. Além disso, o portal recebe capacitação do Local Lab Brasil – programa do Google que oferece consultoria exclusiva para o desenvolvimento de veículos locais de todo país.

— Os patamares de audiência conquistados em outubro/2022, reforçam a nossa crença nos pilares estratégicos: sinergia entre as nossas equipes internas, qualidade e inovação da plataforma, relevância e credibilidade editorial. Uma conjuntura de fatores que convergem com os objetivos empresariais de levar o conteúdo com agilidade até o público — afirma Jean Mannrich, head de Operação Digital e Jornais da NSC.

Continua depois da publicidade

O NSC Total agrega os jornais Hora de SC e A Notícia, e os mais premiados do Estado o Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina, de acordo com o ranking divulgado anualmente pelo Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia. Conta também com a análise dos melhores colunistas de Santa Catarina e conteúdo das rádios CBN Floripa, CBN Joinville, Itapema FM e Rede Atlântida SC.

G1 SC tem números impressionantes

Além do resultado impactante do NSC Total, o G1 SC, portal de jornalismo da NSC TV, também registrou números impressionantes. Apenas no dia das eleições, somente a área catarinense do maior portal de notícias do Brasil, trouxe 3 milhões de pageviews. Na semana de 2 a 8 de outubro, foram mais de 5 milhões de visualizações de página. Os números têm como fonte o Google Analytics. Em outubro, o G1 SC fechou com a impressionante marca de mais de 12 milhões de pageviews.

Para as eleições 2022, o G1 SC produziu seus especiais já consolidados no mercado, como o Jogo Eleitoral, o Promessas, e a maior ferramenta de informações sobre o pleito produzido no Brasil. Com isso, o leitor catarinense teve, à sua disposição, o melhor conteúdo nacional, com as informações da NSC TV, e o melhor conteúdo regional, com as análises e contextualizações oferecidos no NSC Total.

Quando combinados, os números ficam ainda mais impressionantes: no dia das eleições, foram mais de 8 milhões de pageviews nos domínios digitais da NSC, quando somamos G1 SC e NSC Total. E, na semana eleitoral, foram mais de 15 milhões de pageviews.

Continua depois da publicidade

— Tivemos um excelente resultado em outubro, pois nos preparamos para isso ao longo do ano. Junto com parceiros locais, criamos uma solução que nos coloca entre os sites que mais cresceram no Brasil. E, nas maiores eleições da História do Brasil, o eleitor recorreu ao NSC Total. Aqui, ele encontra jornalismo de qualidade, feito com seriedade, tradição e credibilidade. A liderança nos honra e nos motiva a fazer ainda melhor — ressalta Fabrício Vitorino, gerente de Conteúdo Digital da NSC.

Fonte: IVC – Instituto Verificador de Comunicação

Leia mais:

Sônia Bridi e Paulo Zero compartilham experiências com jornalistas da NSC

Edsoul: um mergulho na história do jornalismo e diversidades em intercâmbio nos EUA