A NSC recebeu uma bolsa do Facebook para apoiar o jornalismo por meio da estratégia de assinaturas digitais. O projeto foi idealizado por Camila Leal, Gabriela Moura, Ingrid dos Santos, Marina Andrade e Viviane Goulart — profissionais que participam desde julho do Local News Accelerator, programa do Facebook que apoia veículos jornalísticos locais na sustentabilidade de seus modelos de negócio.

Continua depois da publicidade

— O fortalecimento do jornalismo local é essencial para a sociedade, especialmente em um momento de disseminação de informações falsas como o que estamos vivendo. Participar do programa é uma oportunidade de qualificar nossos produtos digitais, como newsletters e podcasts, sempre com foco no usuário — afirma a editora Ingrid dos Santos.

Ao lado de outros nove jornais de diferentes regiões do país, a equipe do NSC Total assistiu a palestras e workshops com renomados profissionais da Europa e dos Estados Unidos, que compartilharam experiências e melhores práticas. A participação no programa reforça o momento de transformação digital da NSC, que vem melhorando cada vez mais a experiência dos leitores no ambiente online, mantendo a qualidade e a credibilidade jornalística que marcam sua história, com um modelo de negócio voltado para assinaturas digitais.

— Os veículos participantes já conseguiram resultados muito positivos e apresentaram projetos consistentes, que certamente ajudarão a tornar seus modelos de negócio mais sustentáveis. Para nós, as notícias locais são o ponto de partida para um jornalismo de qualidade. Elas aproximam as comunidades em torno do que mais importa pra elas — diz Sabrina Cimenti, gerente de parcerias estratégicas do Facebook no Brasil.

Ao longo do programa, os participantes receberam mentoria de Yasmin Namini, executiva que liderou a transformação do New York Times em 2011; Raymond Pearce, responsável pela circulação e mercado leitor no NYTimes até 2018 e Lynne Brennen, com experiência de 11 anos no NTimes e passagem pela Dow Jones. Depois de 12 semanas de treinamento, incluindo três sessões presenciais em São Paulo, as representantes da NSC no programa receberam a notícia da aprovação do projeto final.

Continua depois da publicidade

— Aprender com profissionais que já passaram pela transição das assinaturas do jornal impresso para o digital em outras partes do mundo nos dá tranquilidade de saber que estamos no caminho certo. Estamos orgulhosos por ter tido o projeto chancelado por um grupo de jurados qualificados — conta Viviane Goulart, gerente do núcleo digital.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.