A estreia do telejornal NSC Notícias apresentou as novidades do novo noticiário, bem como ressaltou o compromisso de oferecer conteúdo relevante e de qualidade aos catarinenses. Além das novidades do estúdio, foi apresentado o primeiro episódio da série de reportagem “A fumaça do crime”, que trata sobre a atuação do crime organizado no contrabando de cigarros do Paraguai. O jornal dos catarinenses apresenta as informações mais relevantes de Santa Catarina em um cenário mais moderno e inovador.
Continua depois da publicidade
A equipe de reportagem percorreu mais de 5 mil quilômetros no Paraguai e em quatro estados brasileiros durante três meses para produzir o documentário. Mostra de perto como os contrabandistas usam Santa Catarina como porta de entrada para cigarro ilegal no Brasil.
– O contrabando de cigarro gera fortunas, ao mesmo tempo que provoca mortes, corrupção nas estradas, roubos de carros, exploração de pessoas. Hoje, anda lado a lado com o tráfico de drogas e, nos últimos três anos, as apreensões triplicaram no estado. Antes, pegavam-se carros com pequenas quantidades; agora, são flagradas carretas, caminhões bitrens, depósitos enormes, um fenômeno que assusta até mesmo as autoridades – comentou o repórter investigativo Pedro Rockenbach.
O material conta ainda com edição e roteiro de Talita Rosa, edição de imagens e finalização de Carine da Silva e imagens de Leandro Carbone, Fabiano Souza, João Barbier e José Carlos Araújo. A reportagem será publicada no caderno NóS da edição de fim de semana do Diário Catarinense.
Modernidade e relevância
Continua depois da publicidade
O conteúdo exclusivo é um dos diferenciais do novo telejornal da NSC TV, que teve uma mudança no cenário, com uma bancada, tela interativa, telões de projeção e até um espaço para entrevistas. Dois telões de alta resolução formam uma supertela com mais de seis metros de comprimento e um metro e meio de altura projetada estrategicamente ao fundo do cenário. É nela que serão apresentadas vinhetas, selos e imagens, produzidas ou ao vivo, que contribuem para a ilustração das informações destacadas no momento. Uma tela de 65 polegadas estará ao lado do apresentador, em primeiro plano, para receber imagens e informações formatadas em gráficos e artes. Esta tela interativa proporciona uma outra relação do apresentador com os conteúdos e das informações com o público telespectador.
– É um telejornal mais dinâmico e ainda mais comprometido com os grandes temas que interessam aos catarinenses. Com a ajuda da tecnologia, explicamos melhor nossas reportagens. Cenário, trilha e vinhetagem são novos, mas o que certamente não muda é a nossa credibilidade – garante o apresentador e editor-chefe do NSC Notícias, Fabian Londero.
A marca do novo programa foi desenhada com base no entardecer, horário em que o NSC Notícias vai ao ar, a partir das 19h.