Informar com qualidade e ajudar o eleitor a escolher os candidatos a prefeito e vereador nas 295 cidades de Santa Catarina. Essa é a função do jornalismo e vai balizar a cobertura dos veículos da NSC nas eleições municipais deste ano. A política está sempre presente em nossas coberturas e será intensificada com a chegada de uma data determinante para o futuro de SC.

Continua depois da publicidade

Esta semana, a NSC dá a largada para cobertura ampla e integrada das eleições 2020 em todas as plataformas. O objetivo é informar com responsabilidade, ética e independência, auxiliando o cidadão catarinense a estudar os candidatos, avaliar as propostas, conhecer os programas partidários, fiscalizar possíveis irregularidades na campanha, não disseminar desinformação e fake news, votar conscientemente.

> Saiba mais informações sobre as eleições de 2020

O diretor de Jornalismo da NSC, César Seabra, lembra da importância que o voto livre tem para as nossas vidas.

– Muita gente lutou, e até morreu, pela volta da democracia no Brasil. Cabe a todos nós e às futuras gerações manter os valores e preceitos democráticos. O voto livre é um deles, ir livremente às urnas é um dos rituais mais importantes de nossas vidas. Nossa cobertura tem, sobretudo, um compromisso com o fortalecimento de SC e da sociedade. E é isso o que vamos buscar em todas as plataformas – afirma Seabra.

Continua depois da publicidade

> Eleiçõs de 2020 terão horário de votação prorrogado

A coordenadora do Núcleo de Eleições da NSC, Lígia Gastaldi, conta que na TV o trabalho vai se basear em debate de ideias, com cobertura focada em serviço ao eleitor e na importância da boa escolha. Matérias especiais vão falar sobre a realidade dos municípios catarinenses, os grandes desafios que os futuros gestores vão ter à frente das maiores cidades e ouvir dos candidatos as propostas para enfrentar esses desafios.

– Cobrir uma campanha eleitoral é sempre um desafio. Neste ano o desafio será ainda maior por causa da pandemia. Estamos seguindo todas as regras sanitárias, preservando a segurança dos nossos profissionais e do nosso público. Tenho certeza que será mais uma cobertura baseada no profissionalismo e na ética do bom jornalismo – pontua Lígia. 

> Conheça o perfil do eleitor catarinense para as eleições de 2020

O gerente de conteúdo digital da NSC, Fabricio Vitorino, diz que a cobertura será a primeira experiência com foco no digital:

– Nosso jornalismo vai trabalhar em conjunto com o NSC Lab e estruturar novas entregas, focadas no serviço e no usuário. A informação independente, que só nós temos, os furos de nosso supertime de colunistas e a confiabilidade de nossas marcas ganham o reforço de plataformas inovadoras, 100% feitas aqui, para estar com o eleitor 24h por dia, onde ele estiver – afirma.

Continua depois da publicidade

Relevância na cobertura e na transmissão do horário eleitoral

A gerente do departamento jurídico da NSC, Nerilde Vanzella, reforça que os veículos da NSC têm papel relevante na cobertura jornalística e na transmissão do horário eleitoral. Ela classifica o período como desafiador e destaca a elaboração de normativas e a organização de diversos encontros de formação, auxiliando os colaboradores da NSC na compreensão das normas legais, além de participar de encontros com representantes dos partidos políticos. 

– Nosso objetivo final é garantir a atuação da NSC com liberdade e responsabilidade. Buscamos ser novamente exemplo de cumprimento da legislação, das normas institucionais e editoriais da NSC. E como aconteceu em eleições anteriores, recebemos o apoio do nosso presidente Mario Neves e das lideranças da empresa. Todos colaboram para a realização deste trabalho – pondera Nerilde.

O que vem por aí

Esta edição de A Notícia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina dá o pontapé inicial aos trabalhos na NSC. A cobertura segue ao longo dos próximos dias, em todas as plataformas. Na TV, na segunda-feira, logo às 6h, o Bom Dia SC vai destacar as datas eleitorais e trazer todo o serviço referente a prazos e ações para que o catarinense possa exercer o direito de votar.

> Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral

Pouco mais tarde, às 12h, o Jornal do Almoço traz a série de reportagens “SC ainda melhor”, destacando as demandas de seis cidades de regiões distintas do Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.

Continua depois da publicidade

No começo da noite, o NSC Notícias, começará a exibir a série de reportagens “Responsabilidade política”. Ela vai mostrar quais são os impactos da falta de engajamento pelo voto, que é com política que podemos combater os problemas sociais e mostrar que a responsabilidade é de cada cidadão, ao escolher o candidato e votar.

Também na segunda-feira, dia 31, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC), o desembargador Jaime Ramos, concederá entrevista à rádio CBN-Diário.

No NSC Total, uma página especial reúne notícias, serviço e curiosidades sobre o processo eleitoral. Além disso, é possível conferir novidades e análises do time de colunistas mais bem informados do Estado.

eleicoes-cabine-votacao
Neste ano, as eleições estão marcadas para ocorrer em 15 de novembro e, onde for necessário o segundo turno, dia 29 do mesmo mês (Foto: Cristiano Estrela, BD, 28/10/2018)

Regras institucionais

A NSC Comunicação torna público as regras institucionais para as eleições com o objetivo de informar com responsabilidade, ética e independência, para auxiliar o cidadão catarinense a conhecer os candidatos, propostas e biografias, analisar os programas partidários, fiscalizar possíveis irregularidades na campanha, não disseminar desinformação e fake news, e votar com consciência.

Continua depois da publicidade

Confira:

1) A função essencial dos veículos da NSC Comunicação é informar com qualidade, com objetivo de ajudar o eleitor na escolha de seus candidatos. Nossa cobertura jornalística dará prioridade à discussão de programas, comparação de biografias e serviços para o eleitor, sempre objetivando o melhor para o Estado e a sociedade de Santa Catarina. O combate às campanhas de desinformação e às notícias falsas também faz parte de nossas atribuições diárias.

2) Os veículos da NSC tratam partidos e candidatos de maneira equilibrada e independente.

3) Os candidatos de partidos com baixa representatividade têm cobertura de acordo com sua dimensão.

4) A NSC não faz pesquisas eleitorais. Para atender ao interesse de seu público, os veículos da NSC somente contratam e divulgam pesquisas de institutos reconhecidos e com comprovado trabalho sistemático em eleições.

5) A NSC não trata pesquisas como principal assunto editorial dos veículos, mas como acessórios da cobertura eleitoral.

6) Os veículos da NSC não divulgam resultados de pesquisas eleitorais contratadas por partidos, candidatos ou governos, nem enquetes ou sondagens sem critério científico e registro na Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

7) Para a NSC, blogs e mídias sociais de comunicadores e jornalistas da empresa são considerados como comunicação pública, sujeitos, portanto, ao regramento do Manual NSC de Jornalismo.

8) Durante o período eleitoral, os veículos da NSC devem se abster de publicar artigos que caracterizem propaganda de candidatos ou partidos.

9) Durante o período eleitoral, os veículos da NSC não divulgam anúncios publicitários ou apedidos com resultados de pesquisas sobre intenção de voto.

10) Anúncios ou apedidos com conotação eleitoral devem ser entregues aos jornais da NSC até as 16h da terça-feira anterior à publicação, a fim de serem submetidos a exame jurídico quanto à sua adequação à legislação eleitoral.

Continua depois da publicidade

11) A NSC não cede ou comercializa material de arquivo para campanhas eleitorais e desautoriza que material produzido e divulgado por seus veículos seja usado na propaganda eleitoral. O eventual uso desse material por partidos ou coligações será por conta e risco dos responsáveis pela propaganda.

12) As despesas das coberturas eleitorais são pagas exclusivamente pela NSC. Nenhum profissional da empresa pode aceitar qualquer cortesia de candidato, partido ou coligação.

13) São vedadas a distribuição de propaganda política, a exposição de material eleitoral ou manifestações político-eleitorais nas dependências da NSC. Os colaboradores da NSC não podem utilizar material de propaganda com conotação eleitoral durante o exercício de suas funções.

14) A eventual candidatura de colaboradores da NSC pressupõe seu afastamento das atividades da empresa tão logo seja confirmada a intenção da candidatura.

Continua depois da publicidade

15) A participação de jornalistas e comunicadores na propaganda eleitoral pressupõe o afastamento do colaborador de suas atividades.