A NSC Comunicação dá início, em agosto, ao NSC Check, um programa para verificar conteúdos suspeitos sobre as eleições em Santa Catarina.  A iniciativa usa a metodologia do Comprova, projeto de fact-checking que reúne veículos de todo o país, do qual o NSC Total é o único veículo participante em Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Na fase estadual, o NSC Check conta com bolsa de auxílio, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Google News Initiative, que também dão apoio a grupos de checagem em outros 31 veículos de imprensa do país.

Fake news e Eleições 2022: 10 dicas de como identificar conteúdo falso na internet

O NSC Check vai investigar conteúdos que circulam nas redes sociais com o objetivo de combater a desinformação. O programa também será aberto a denúncias e sugestões dos cidadãos em geral sobre informações duvidosas.  As verificações serão publicadas no NSC Total durante o primeiro turno e, se for o caso, no segundo.

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

A repórter Catarina Duarte será a referência para as checagens. Ela participou já participou do programa Comprova e foi uma das palestrantes do 17 Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji. Jornalista formada pela UFSC, é vencedora do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo e do Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Quem são todos os candidatos de SC nas Eleições 2022

Catarina e equipe vão monitorar, selecionar, apurar e investigar declarações, rumores e suposições relacionadas às eleições no Estado que estejam ganhando projeção nas redes sociais. Redes como o Twitter, Facebook, WhatsApp e Telegram estão entre as monitoradas.

Sete pontos que devem fazer as Eleições 2022 serem marcantes na política de SC

O NSC Check segue os mesmos princípios do Comprova para realizar o trabalho de verificação: integridade e imparcialidade, independência, transparência e responsabilidade ética. O projeto Comprova é a coalizão de 42 veículos de comunicação de todo o país, formada ainda em 2018 para atuar em conjunto com apurações e cross-cheking. A NSC é participante desde a idealização e criação do projeto. Neste ano, foi ganhadora de duas bolsas para aprimoramento de profissionais em dois cursos.

Como funciona o NSC Check

Após a verificação, os conteúdos receberão etiquetas reforçando as conclusões da equipe. O modelo é o mesmo adotado pelo Comprova.

Continua depois da publicidade

Veja as etiquetas:

Enganoso: conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso: conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira: memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Comprovado: fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.

Continua depois da publicidade

Como denunciar?

Caso receba ou tenha dúvida sobre algum conteúdo relacionado às eleições, o NSC Check conta com dois canais para denúncia. É possível encaminhar o material para o e-mail checagem@nsc.com.br ou para o WhatsApp (48) 99104-1552.

Vídeo explica tudo sobre as Eleições 2022