Nesta sexta-feira (13), a NSC Comunicação e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil promovem o evento de lançamento da programação especial pelos 20 anos da inauguração da instituição em Joinville. Ele ocorrerá com um café da manhã nas instalações da escola, com a presença do diretor comercial da NSC, Luciano Moura e do gerente regional de jornalismo da NSC em Joinville, Domingos Aquino; do presidente do Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich; do diretor da Escola Bolshoi, Pavel Kazarian; de profissionais do mercado; e de familiares dos entrevistados pelo projeto A Dança da Vida.

Continua depois da publicidade

Neste sábado (14), a NSC TV apresenta o programa especial "A Dança da Vida", que será transmitido para todo Estado a partir das 14 horas, logo depois do Jornal Hoje. As reportagens são de André Lux e Hilton Maurente, com apresentação de Rafael Custódio e produção de Cláudia Morriesen. No mesmo dia, os jornais da NSC Comunicação trarão a matéria "O Lugar onde Nasce o Futuro da Dança no País", assinada pela repórter Cláudia Morriesen. As matérias também terão destaque no portal NSC Total.

As produções são baseadas nas histórias de personagens que passaram pelo Bolshoi e que tiveram as vidas transformadas pela dança. Em João Pessoa, por exemplo, "A Dança da Vida" encontrou o jovem que morava em um orfanato, antes de ser selecionado para dançar em Joinville e que hoje dá aulas de dança para crianças.

As gravações foram feitas em Santa Catarina, na Paraíba, nos Estados Unidos e em duas cidades da Rússia: Moscou e Cazã. Nos Estados Unidos, o jornalista André Lux conversou com mais um bailarino que teve a vida transformada pela dança. Desde menino, Luzemberg Santana dançava por um sonho: comprar uma casa para a mãe. Depois de se formar no Bolshoi e ser contratado por uma companhia americana, o sonho virou realidade.

— A grife Bolshoi deu a Joinville uma dimensão ainda maior no cenário da dança mundial. As histórias humanas contadas neste programa mostram como a escola ajuda na formação não apenas do artista, mas principalmente do cidadão — analisa o gerente regional de Jornalismo, Domingos Aquino.

Continua depois da publicidade

Para contar as histórias, a equipe de A Dança da Vida também foi até a Rússia para conhecer os poucos brasileiros contratados pelo famoso Teatro Bolshoi de Moscou. Na cidade de Cazã, a 800 quilômetros da capital russa, a equipe conversou com a jovem que passou pelo Bolshoi e se tornou uma das maiores promessas da dança mundial. Amanda Gomes já ganhou alguns dos prêmios mais importantes do balé e recentemente foi indicada ao Oscar da dança – Prix Benois de la Dance.

— São histórias emocionantes, que mostram como a vida pode ser transformada pela dança de várias formas. O sucesso nos palcos é só uma dessas formas, mas o programa mostra que, em 20 anos de história, o Bolshoi ajudou a transformar as vidas de milhares de jovens de várias maneiras — diz o coordenador de Jornalismo da NSC TV Joinville Rafael Custódio.

O projeto conta com o oferecimento de Univille, Madville, Casa Sofia e Rôgga.

Leia também:

Contagem regressiva para o aniversário de 20 anos do Bolshoi, em Joinville,

Bolshoi 20 anos: Escola terá programação especial de aniversário em Joinville