A chegada do período de festas de Natal e Réveillon animam a rede hoteleira da Grande Florianópolis, que espera que os estabelecimentos tenham ocupação média de 95% no Natal. Novidades como os novos voos internacionais com partida ou chegada na capital catarinense e a recente disparada do dólar são alguns dos fatores que projetam expectativas positivas de estabelecimentos do setor para as datas festivas e a temporada de verão.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os números concretos de ocupação da rede hoteleira da região nas datas de fim de ano só devem ser conhecidos no início de janeiro.
No entanto, dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) apontam que a expectativa é de que os estabelecimentos da Grande Florianópolis tenham ocupação média de 95% no Natal e de 98% nas datas de Ano Novo. Segundo o levantamento, a região é a mais procurada do Estado para este período do ano, ao lado da Costa Verde e Mar (veja lista ao final da matéria).
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região (SHRBS), Luciano Pereira Oliveira, afirma que historicamente o Réveillon atrai um público maior à capital catarinense, mas os hotéis já registram alta no período de Natal, com a demanda de famílias em férias em busca de descanso. No Ano Novo, esse público se soma a turistas como casais sem filhos ou jovens que buscam as festas de Florianópolis como atração para curtir o fim de ano.
Continua depois da publicidade
Os hotéis das regiões de praia são os mais procurados da Capital nos dias próximos à virada do ano, segundo o dirigente, mas a demanda de turistas provoca altas ocupações também nos estabelecimentos de outras regiões. É o caso de hotéis da região central, da área continental e até mesmo em destinos de águas termais da região, em cidades como Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz.
O presidente também projeta uma ocupação de 90% a 95% nos hotéis de praia e da região central de Florianópolis para o Réveillon.
Praias de Florianópolis continuam atraindo turistas no verão
Aumento de chilenos e estrangeiros
O ano de 2024 foi marcado por novidades como novos voos de Florianópolis para destinos da América Latina como Argentina, Chile e, mais recentemente, Paraguai. Além disso, sonhos antigos como as rotas para Panamá e Lisboa, em Portugal, saíram do papel e ajudaram a movimentar o turismo na Capital.
Continua depois da publicidade
O dirigente afirma que os turistas chilenos vieram em maior número a Florianópolis ao longo de todo o ano e também são esperados para as festas de fim de ano e temporada de verão. Já a maior demanda de turistas argentinos é esperada a partir de janeiro.
No caso dos turistas europeus, Luciano reconhece que o destino ainda não é muito conhecido, mas o novo voo direto é visto como uma porta que se abre para esse público.
Alta do dólar
Outro fato recente que tem elevado as expectativas é a disparada do dólar. Nesta quinta-feira (19), a moeda norte-americana chegou ao valor recorde de R$ 6,31 durante o dia e fechou com cotação de R$ 6,12.
Embora cause reflexos na economia interna do país, para os turistas a valorização da moeda norte-americana pode representar um maior poder de compra nas férias em Santa Catarina. Segundo empresários do setor, quanto mais forte está a moeda estrangeira, maior é a disposição de turistas estrangeiros de viajarem a destinos como o nosso Estado.
Continua depois da publicidade
— Esse fator sempre interfere porque muita gente deixa para decidir sobre as viagens em cima da hora. Além disso, para quem já tem reserva marcada isso pode estimular o consumo, porque vai ter uma percepção de que os produtos e serviços estão mais baratos — explica o presidente do Sindicato dos Hotéis.
Expectativa de ocupação para o Natal
- Grande Florianópolis — 95%
- Serra Catarinense — 75%
- Caminhos da Fronteira — 77%
- Costa Verde & Mar — 95%
- Vale Europeu — 70%
- Encantos do Sul — 50%
Expectativa de ocupação para o Réveillon
- Grande Florianópolis — 98%
- Serra Catarinense — 75%
- Caminhos da Fronteira — 77%
- Costa Verde & Mar — 95%
- Vale Europeu — 70%
- Encantos do Sul — 72%
Expectativa de ocupação para janeiro
- Grande Florianópolis — 95%
- Serra Catarinense — 75%
- Caminhos da Fronteira — 70%
- Costa Verde & Mar — 95%
- Vale Europeu — 68%
- Encantos do Sul — 70%
Continua depois da publicidade
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC)
Leia também
Disparada do dólar tem maior origem nos gastos públicos e começa a chegar ao consumidor
Florianópolis começa a ter voo direto para Assunção, no Paraguai
Florianópolis é o quarto destino mais buscado no mundo para passar o verão 2025