Começaram a circular hoje em Florianópolis os primeiros táxis dos 200 novos que devem entrar em operação até janeiro de 2016. Na manhã desta quarta-feira, o prefeito César Souza Junior deu as primeiras licenças para os permissionários que já entregaram toda a documentação.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

O primeiro a receber foi o empresário Robson Vieira. Ele conta que atua no ramo da construção civil, mas viu no táxi uma oportunidade de negócio, então estudou e se preparou para passar no concurso:

– Fiz um investimento. A cidade precisa de mais carros e o nosso desafio vai ser qualificar todo o sistema e os funcionários – disse.

Continua depois da publicidade

O taxista Robson da Silva Medeiros, o Robinho, 40, trabalha há 21 anos como motorista auxiliar e finalmente vai poder dirigir seu próprio carro:

– Já tinha tentado outras vezes, mas não consegui passar. Desta vez tive ajuda da minha filha para estudar, passei nas provas e já comprei o carro. Agora só falta chegar para eu começar a trabalhar por conta própria – contou.

O prefeito explicou que este vai ser um passo importante para a cidade, e será monitorado para ver a demanda, e se houver ainda mais necessidade poderá ser feito um novo edital. César Souza ainda comentou sobre o aplicativo Uber, que está gerando polêmica em outras capitais: _

Continua depois da publicidade

– Temos que celebrar este momento de modernização. Todos têm um desafio de atender bem os passageiros, os taxistas são agentes da cidade. O único jeito de barrar um serviço não-licenciado é oferecendo um serviço de qualidade – ressaltou.

Foto: Petra Mafalda / Prefeitura de Florianópolis

62 táxis irregulares vão sair de circulação

O secretário de mobilidade urbana, Vinícius Cofferri, explicou que os 62 permissionários que tiveram suas licenças cassadas por conta de irregularidades apontadas na CPI dos Táxis começarão a ser notificados a partir de sexta-feira, e terão que sair de circulação:

– Os pontos que estes táxis vão sair irão receber os novos, já entraram na escolha dos que estão entrando. Eles continuaram circulando até o momento para que a cidade não sentisse os impactos de ter menos veículos – explicou.

Continua depois da publicidade

Cada táxi pode ser dirigido por até três pessoas: o proprietário e dois motoristas auxiliares. Para evitar que os auxiliares dos que perderem a licença fiquem desempregados, o prefeito fez um apelo que os novos licenciados incorporem os motoristas com experiência.