Os prefeitos de Santa Catarina que venceram as Eleições 2024 tomaram posse, na quarta-feira (1º), para exercerem os mandatos pelos próximos quatro anos. Entre as principais cidades, Chapecó foi uma das primeiras a finalizar a cerimônia, seguida de Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD) e o vice, Valmor Scolari (PSD), tomaram posse por volta das 11h. Rodrigues foi reeleito com 83% dos votos. Durante o discurso de posse, João defendeu que cada prefeito precisa fazer a sua parte para que “o país dê certo”.

Posse dos prefeitos marcou primeiro dia de 2025 em SC

No Meio-Oeste catarinense, Vilson Sartori (PSDB) tomou posse como prefeito de Joaçaba, junto do vice-prefeito, Jorge Dresch (PSDB). Sartori venceu as Eleições 2024 com 50,7% dos votos válidos. Na posse, se comprometeu em trabalhar “pelo povo” e pregou a união entre as diferentes correntes políticas na cidade.

Continua depois da publicidade

No fim da tarde, Carmen Zanotto (Cidadania) tomou posse como prefeita de Lages, na Serra de Santa Catarina, junto do vice-prefeito Jair Junior (Podemos). A primeira mulher eleita prefeita da cidade venceu com 58,47% dos votos válidos. Carmen disse que a prioridade de seu governo será gerar emprego e renda à população.

O novo prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), tomou posse oficialmente por volta das 19h, junto da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB). Eles foram eleitos com 51% dos votos válidos no primeiro turno. Egidio afirmou que herda uma cidade com andamento de obras e com serviços “funcionando muito bem”, mas admitiu áreas em que acredita que seja necessário obter avanços, como o abastecimento de água.

Na maior cidade de Santa Catarina, o prefeito reeleito Adriano Silva (Novo) tomou posse em Joinville, junto da vice-prefeita, Rejane Gambin (Novo), por volta das 20h. Adriano Silva foi reeleito em 2024 com 78,69% dos votos válidos. Na cerimônia de posse, o político colocou foco na saúde e afirmou que vai “trabalhar muito na parte de tecnologia na saúde”.

Na Grande Florianópolis, o prefeito reeleito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), tomou posse oficialmente para o segundo mandato, junto do vice Michel Schlemper (MDB). Eles foram eleitos com 41% dos votos. Para o segundo mandato, Orvino elencou a mobilidade como uma das principais prioridades.

Continua depois da publicidade

No Sul do Estado, o prefeito eleito Vagner Espíndola, o Vaguinho (PSD), tomou posse junto ao vice Salésio Lima (PSD), por volta das 21h. O político foi reeleito com 49,33% dos votos. No discurso, Vaguinho prometeu “ realizar limpezas orgânicas e cuidados com rios”.

Ainda por volta das 21h, Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti (PL) foram empossados como prefeito e vice-prefeito de Itajaí. A dupla foi eleita com 50,66% dos votos válidos. Durante o discurso, Robison afirmou que não vai “governar apenas para o povo de direita” e afirmou que pretende atrair novos negócios para o Porto de Itajaí.

Na Capital, o prefeito reeleito Topázio Neto (PSD) tomou posse junto da vice-prefeita Maryanne Mattos (PL). Ele conquistou a reeleição com 58,49% dos votos válidos. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), que já havia atuado como apoiador em sua campanha para a prefeitura. No discurso, Topázio colocou como prioridade as obras de mobilidade, como a SC-401 e a SC-404, e a obra no “multihospital” no Norte da Ilha.

Leia também

Temporais chegam a SC com risco alto para alagamentos nesta quinta; veja regiões em alerta

Continua depois da publicidade

Salário mínimo, regulamentação das bets e alistamento feminino: o que irá mudar em 2025