Os prefeitos de Santa Catarina que venceram as Eleições 2024 tomaram posse, na quarta-feira (1º), para exercerem os mandatos pelos próximos quatro anos. Entre as principais cidades, Chapecó foi uma das primeiras a finalizar a cerimônia, seguida de Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD) e o vice, Valmor Scolari (PSD), tomaram posse por volta das 11h. Rodrigues foi reeleito com 83% dos votos. Durante o discurso de posse, João defendeu que cada prefeito precisa fazer a sua parte para que “o país dê certo”.

Posse dos prefeitos marcou primeiro dia de 2025 em SC

No Meio-Oeste catarinense, Vilson Sartori (PSDB) tomou posse como prefeito de Joaçaba, junto do vice-prefeito, Jorge Dresch (PSDB). Sartori venceu as Eleições 2024 com 50,7% dos votos válidos. Na posse, se comprometeu em trabalhar “pelo povo” e pregou a união entre as diferentes correntes políticas na cidade.

No fim da tarde, Carmen Zanotto (Cidadania) tomou posse como prefeita de Lages, na Serra de Santa Catarina, junto do vice-prefeito Jair Junior (Podemos). A primeira mulher eleita prefeita da cidade venceu com 58,47% dos votos válidos. Carmen disse que a prioridade de seu governo será gerar emprego e renda à população.

Continua depois da publicidade

O novo prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), tomou posse oficialmente por volta das 19h, junto da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB). Eles foram eleitos com 51% dos votos válidos no primeiro turno. Egidio afirmou que herda uma cidade com andamento de obras e com serviços “funcionando muito bem”, mas admitiu áreas em que acredita que seja necessário obter avanços, como o abastecimento de água.

Na maior cidade de Santa Catarina, o prefeito reeleito Adriano Silva (Novo) tomou posse em Joinville, junto da vice-prefeita, Rejane Gambin (Novo), por volta das 20h. Adriano Silva foi reeleito em 2024 com 78,69% dos votos válidos. Na cerimônia de posse, o político colocou foco na saúde e afirmou que vai “trabalhar muito na parte de tecnologia na saúde”.

Na Grande Florianópolis, o prefeito reeleito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), tomou posse oficialmente para o segundo mandato, junto do vice Michel Schlemper (MDB). Eles foram eleitos com 41% dos votos. Para o segundo mandato, Orvino elencou a mobilidade como uma das principais prioridades.

No Sul do Estado, o prefeito eleito Vagner Espíndola, o Vaguinho (PSD), tomou posse junto ao vice Salésio Lima (PSD), por volta das 21h. O político foi reeleito com 49,33% dos votos. No discurso, Vaguinho prometeu “ realizar limpezas orgânicas e cuidados com rios”.

Continua depois da publicidade

Ainda por volta das 21h, Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti (PL) foram empossados como prefeito e vice-prefeito de Itajaí. A dupla foi eleita com 50,66% dos votos válidos. Durante o discurso, Robison afirmou que não vai “governar apenas para o povo de direita” e afirmou que pretende atrair novos negócios para o Porto de Itajaí.

Na Capital, o prefeito reeleito Topázio Neto (PSD) tomou posse junto da vice-prefeita Maryanne Mattos (PL). Ele conquistou a reeleição com 58,49% dos votos válidos. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), que já havia atuado como apoiador em sua campanha para a prefeitura. No discurso, Topázio colocou como prioridade as obras de mobilidade, como a SC-401 e a SC-404, e a obra no “multihospital” no Norte da Ilha.

Leia também

Temporais chegam a SC com risco alto para alagamentos nesta quinta; veja regiões em alerta

Salário mínimo, regulamentação das bets e alistamento feminino: o que irá mudar em 2025