Vinte dias depois da primeira ofensiva da operação Leite Compen$ado, um novo lote de produto contaminado com formol terá de ser retirado do mercado. Em anúncio publicado no Diário Gaúcho desta terça-feira, a Vonpar comunicou que foram identificados resquícios de formol em 17 lotes do leite UHT da marca Mu-Mu.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Vonpar afirma que lotes passaram por testes do Ministério da Agricultura

Continua depois da publicidade

Conforme a empresa, os lotes foram produzidos entre janeiro e fevereiro deste ano e somam cerca de 990 mil litros. Os produtos foram comercializados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A indústria informou que será feito um recall dos lotes. No dia em que a operação foi anunciada, Ministério Público e Ministério da Agricultura garantiam que não haveria mais leite contaminado no mercado.

A informação de que ainda havia leite com problema sendo vendido surgiu no mesmo dia em que representantes da empresa estiveram reunidos com o promotor Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, Alcindo Bastos, na sede do Ministério Público de Porto Alegre. No encontro, Bastos propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para ampliar o controle sobre o transporte, produção e armazenamento do leite pela Vonpar.

O MP deve estipular uma multa à empresa por dano moral coletivo. As indústrias não são alvo direto da investigação do Ministério Público, mas deveriam ter detectado a presença de substâncias proibidas no leite recebido dos transportadores.

De acordo com o promotor, o documento com as propostas deve ser encaminhado à empresa até sexta e a empresa terá 10 dias para se manifestar. As reuniões do MP com representantes das indústrias com lotes suspensos tiveram início em 14 de maio, com a Latvida. Um encontro com a Líder/Bom Gosto está agendado para 13 de junho. O promotor deve ainda se reunir, em data a ser marcada, com a Italac. Para todas serão feitas propostas semelhantes às apresentadas à Vonpar nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Os lotes:

3ARC – produzido em 18/01/2013

1 NPE e 3 AAM – produzido em 18/02/2013

1 AJL e 4 CLE – produzido em 19/02/2013

1CPF, 4AJL, 3 AAM e 1CPE – produzidos em 20/02/2013

4 AJL, 1 NPE e 3 DAM – produzidos em 21/02/2013

4 CPE, 3 DAM e 1 CPE – produzidos em 22/02/2013

1 CPE, 4 AMM e 3 AJL – produzidos em 23/02/2013

A Vonpar orienta os consumidores que tiverem produtos dos lotes acima devem entrar em contato pelo telefone 0800.517.542.

Veja como funcionava o esquema de adulteração de leite cru: