A Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou a cessão de uma área não utilizada no Hospital da Base Aérea de Florianópolis para a ativação de leitos de UTI. O pedido foi encaminhado na sexta-feira (19) ao Ministério da Defesa.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O texto pede que seja cedido até mesmo espaços que necessitem de finalização por meio de obras. O objetivo, segundo o secretário, é que 47 leitos adicionais de UTI fiquem disponíveis para a ativação imediata. Santa Catarina tem mais de 300 pacientes na fila de espera por vagas.

O documento é assinado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Ele justifica o pedido alegando fatores como o agravamento da pandemia em SC, a impossibilidade para a abertura de novos leitos e o número de pacientes que aguardam por vagas de UTI.

Santa Catarina tem uma estrutura de 1.379 leitos de UTI para adultos na unidade de saúde pública. No domingo (21), o número de pacientes na fila de espera era de 397. A Grande Florianópolis, região onde está localizada a base aérea, tinha 79 doentes nesta situação.

Continua depois da publicidade

Até o momento, Santa Catarina já confirmou 764.299 mil casos e 9.539 mortes pelo vírus. Os dados são do boletim da SES.

> Mulher morre após bater carro em poste na BR-470, em Gaspar

A equipe da NSC TV entrou em contato com a SES para entender o pedido de abertura de vagas e com o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB) solicitando um posicionamento sobre o caso. Contudo, até o fechamento da reportagem não houve retorno.

Leia mais:

Internações avançam em Joinville em três semanas e agora são 287 pacientes em UTIs e enfermarias

Lockdown descartado, multa e praias liberadas: o que muda com o novo decreto em SC

Sequestro de criança em Canelinha é descartado e polícia aponta disputa da família pelo menino