O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã desta quarta-feira, exames que confirmaram a ausência do tumor na laringe, diagnosticado em outubro. Lula chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 8h e foi submetido a um PET Scan, espécie de tomografia que serve para detecção de tumores ou de novos focos e para confirmar a eficácia de um tratamento.
Continua depois da publicidade
De acordo com boletim médico, o procedimento apontou “ausência de tumor visível” e revelou apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado. O ex-presidente continua realizando sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas, diz o boletim.
O porta-voz do instituto de Lula (Instituto Cidadania), José Chrispiniano, confirmou “uma remissão completa” do tumor, em entrevista à agência de notícias AFP.
O tratamento de Lula começou no dia 31 de outubro e incluiu 3 sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia. A última sessão de radioterapia ocorreu no dia 17 de fevereiro. Devido à baixa imunidade, o ex-presidente também teve nesse período inflamação na garganta e ficou internado uma semana neste mês por causa de uma pneumonia.
Ontem, Lula recebeu no hospital a visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem conversou durante 50 minutos.
Continua depois da publicidade
Em nota divulgada pelo presidente em exercício, o deputado federal Marco Maia (PT-RS) disse que recebeu, nesta manhã, uma ligação de Lula para informar sobre o resultado do tratamento. Diz a nota: “Lula incumbiu Maia de divulgar a boa nova para os líderes partidários e a todos que torceram pela recuperação do ex-presidente do Brasil.”
Confira a íntegra do boletim médico:
28/03/2012
11h50
O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã de hoje (28/03), para realização de exames e avaliação dos resultados do tratamento ao qual foi submetido.
Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado.
O ex-presidente continua realizando sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas.
Continua depois da publicidade
A equipe médica que o assiste é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Paulo Hoff, João Luís Fernandes da Silva, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.