Quem sente vergonha de usar vestido sem manga ou deixar a barriguinha de fora por causa das gordurinhas localizadas e flacidez, pode resolver esse problema apostando em tratamentos com tecnologia de ponta, sem contraindicações, podendo ser feitos em qualquer região do corpo. Embora tenham nomes diversos, os tratamentos estéticos agem de forma parecida quando assunto é combater a flacidez: eles estimulam a produção de colágeno, uma das fibras que dá sustentação ao tecido cutâneo, proporcionando uma pele mais firme, jovem e bonita.

Continua depois da publicidade

Segundo o dermatologista Anderson Bertolini, a flacidez cutânea pode ser caracterizada por meio da pele ou dos músculos.

– A frouxidão do tecido ocorre por vários motivos, como excesso de sol, gestação, efeito sanfona e o próprio envelhecimento natural, que inicia a partir dos 30 anos. Já a flacidez muscular corresponde à falta de atividade física, além da passagem do tempo – explica.

Antes de iniciar um tratamento, é importante fazer uma avaliação médica para checar qual técnica é mais indicada para cada caso. Para definir o melhor tratamento para a pele, é preciso avaliar as interações entre alimentação, estilo de vida, condições genéticas para conseguir resultados favoráveis e obter uma pele saudável e de boa aparência.

Continua depois da publicidade

Os tratamentos estéticos não são eficazes somente quando o assunto é pele. Eles podem dar uma ?mãozinha? para conquistar um corpo cheio de curvas e sem gordurinhas.

– O combate à celulite, flacidez e gorduras localizadas são os mais procurados e quando aliados a uma alimentação saudável, ingestão de água de 1,5 a 2 litros por dia e prática de atividade física regular, é possível notar um resultado ainda melhor – afirma o dermatologista.

Antes as mulheres só optavam pelo tratamento estético próximo ao verão, para perder medidas e deixar a pele firme para ser exibida na estação mais quente do ano. Porém, isso vem mudando e hoje as mulheres realizam tratamentos estéticos durante o ano todo, provando que existe preocupação também com a saúde.

Continua depois da publicidade

Para desvendar os milagres dos tratamentos estéticos, o dermatologista Anderson Bertolini explica um pouco mais sobre cada um:

Pele firme, jovem e bonita

? Titan Infravermelho

É um aparelho que emite radiação infravermelha para aquecer a derme, promovendo retração das fibras colágenas e aumentando sua produção. Os disparos do Titan não são doloridos e também não deixam hematomas ou edemas.

Para que serve?

Promove o contorno e a flacidez da face e do pescoço, sendo indicado para as mulheres na faixa etária acima dos 40 anos. Em poucas sessões, o Titan fortalece a derme, atingindo a camada mais profunda da pele, onde estão localizadas as fibras de colágeno e elastina. Os resultados duram entre um e dois anos, dependendo da qualidade de vida do paciente. Dieta equilibrada e exercícios são fundamentais.

Continua depois da publicidade

? Radiesse

É constituído por pequenas microesferas de Hidroxiapatita de Cálcio extremamente lisas e regulares, suspensas em gel aquoso, de fácil aplicação. O Radiesse é injetado na pele produzindo volume e, ao mesmo tempo, aumentando a produção de colágeno, preenchendo e corrigindo sulcos e depressões provocadas pelo envelhecimento cutâneo.

Para que serve?

Indicado para preencher rugas moderadas a profundas, sulcos e correções das linhas faciais como nariz e queixo.

? Microdermoabrasão

Esse tratamento não invasivo é um dos procedimentos cosméticos mais populares. O aparelho solta cristais finos que esfoliam a camada externa da pele. Após o procedimento da microdermoabrasão, a pele pode ficar avermelhada durante as primeiras horas, mas logo a paciente pode retomar a rotina normal. A microdermoabrasão começa com a esfoliação suave dos cristais para retirar todas as células mortas. Em seguida, aplica-se a máscara para tratar manchas, acne ou rugas. O tratamento termina com uma massagem e creme hidratante.

Continua depois da publicidade

Para que serve?

Auxilia no fechamento dos poros, na eliminação de marcas superficiais no tratamento de estrias e no rejuvenescimento facial.

? Laser de CO2 fracionado

Um ótimo aliado na recuperação da vitalidade e juventude da pele é o laser CO2 fracionado. Ele aumenta a firmeza, suaviza rugas e remove manchas. O laser atinge a pele em colunas bem próximas umas das outras, aquecendo e eliminando as células atingidas. O aquecimento ativa o colágeno, que prolifera e se remodela, ficando mais firme.

Para que serve?

Elimina as manchas e rugas leves e suaviza as rugas profundas, podendo ser aplicado em qualquer área da pele. Você pode escolher entre tratamento intenso, com grande densidade de pontos atingidos pelo laser ou tratamento mais suave. Os resultados estéticos aparecem logo após a recuperação e a pele continua a melhorar por meses.

Continua depois da publicidade

? Peelings Químicos

Utilizam substâncias ácidas sobre a pele com o objetivo de remover a camada mais externa, estimular a renovação celular e promover a esfoliação da pele. É aplicado sobre a pele limpa de modo a atingir todas as áreas de maneira uniforme. Em alguns casos, pode ocorrer leve ardência e queimação.

Para que serve?

É indicado para remoção de manchas, acne, para o tratamento de marcas de envelhecimento causadas pelo sol e para melhorar a textura da pele de maneira geral.

Magra com curvas: adeus às gordurinhas

? Power Shape

O Power Shape é um equipamento que associa três tecnologias: endermologia, radiofrequência e lipolaser. A endermologia exerce uma pressão negativa que estimula a circulação linfática e vascular. Já a radiofrequência atua na flacidez facial e corporal, promovendo uma contração imediata das fibras de colágeno e atuando no aumento do metabolismo e na compactação da gordura. O lipolaser é um laser de baixa energia que tem como alvo as células de gordura. Ele penetra até o tecido gorduroso contribuindo para sua dissolução, deixando-o liquefeito para ser eliminado. O calor provocado pelo laser faz com que as células de gordura se destruam, enquanto as fibras de colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele, se multiplicam.

Continua depois da publicidade

Para que serve?

Elimina celulite, gordura localizada e flacidez de uma única vez.

? Manthus

É uma nova técnica que promete resultados já na primeira sessão. É um aparelho de ultrassom com a função de fluidificar a gordura e permeabilizar a pele para a introdução de princípios ativos, reduzindo medidas e melhorando o aspecto de ondulação da pele, como a celulite. O tratamento completo é bastante eficaz, proporcionando resultados excelentes. Ideal também para quem frequenta academia e não consegue eliminar determinadas gorduras localizadas.

Para que serve?

Indicado para gordura localizada, celulite e pós-operatório de cirurgias estéticas.

? Hidrolipo

É uma forma avançada de lipoaspiração que proporciona uma aspiração mais eficiente e suave da gordura localizada, resultando em menos trauma e uma recuperação mais rápida do que a lipo convencional. Por ser menos agressiva, a hidrolipo é feita com anestesia local, sendo ideal para pessoas que não podem ficar afastadas do trabalho por muito tempo e, por isso, não podem apostar em uma cirurgia plástica. Na hidrolipo são utilizadas micro cânulas com diâmetro menor que 3 mm, permitindo uma remoção mais devagar da gordura. Porém, com mais precisão, permitindo um resultado natural e uniforme.

Para que serve?

Gordura localizada em abdômen, flancos, costas, culote, coxa, interno de coxa, joelhos, posterior do braço, púbis, cóccix e papada.

Continua depois da publicidade

? Mesoterapia

Consiste na micro-injecção intradérmica de pequenas quantidades de medicamentos. Essas substâncias promovem uma quebra da gordura, diminuindo o volume do tecido adiposo. O tratamento consiste de 5 a 10 sessões, uma vez por semana. E pode ser associado ao Manthus e massagem modeladora.

Para que serve?

Indicada principalmente para redução de medidas e gordura localizada. Outra boa utilização da mesoterapia é para o tratamento da celulite, por meio da utilização de fármacos que agem sobre o edema (inchaço) e a gordura, propiciando grande melhora do aspecto ?casca de laranja?.