Mais de 8 mil eleitores compareceram aos seus pontos de votação neste domingo para eleger os 15 novos conselheiros tutelares de Blumenau. Na primeira vez em que as eleições ocorrem de forma unificada no Brasil inteiro, a procura foi acima do esperado e fez a apuração em Blumenau terminar somente à 1h desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
::: Blumenauenses participam ativamente da eleição do conselho tutelar
Ao todo foram computados 8.449 votos para os 124 candidatos que disputavam as 15 vagas. Por lei, cada cidade precisa ter ao menos um conselho tutelar com cinco membros. Atualmente, Blumenau possui duas unidades, uma no Centro e uma no Garcia, que se dividem para atender toda a cidade. Em 2016 um terceiro conselho deve ser aberto, segundo o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), Marcelo Althoff.
A função dos conselheiros, que atuam de forma independente no município, é promover a defesa do direito da criança e do adolescente. Conforme explica Althoff, os conselheiros entram em ação quando há uma violação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, como em caso de abandono, violência ou maus-tratos.
– A atuação é sempre a partir de denúncias, seja de vizinhos, familiares, escola ou até mesmo em parceria com as delegacias – ressalta o diretor.
Continua depois da publicidade
Os conselheiros assumem o cargo no dia 10 de janeiro de 2016, até lá vão passar por treinamentos e capacitação. Confira a lista completa dos eleitos:
Silvia Sarita Werner – 277 votos
Jaqueline Cássia Mette – 258 votos
Vânia Aparecida Schramm Nascimento – 241 votos
Rafael Miguel Borges dos Santos – 229 voto
Gilberto Alba Parisotto – 219 votos
Sérgio Ronchi – 216 votos
Miller Domingues Lopes – 213 votos
Emerson Felippi – 189 votos
Leandro Schneider – 180 votos
Vivian Persuhn Gielow – 176 votos
Elisangela Furtado de Souza – 174 votos
Rosa Maria Lemos Ruthes – 174 votos
Ivan Vetter – 173 votos
Admilson Dutra – 158 votos
Leize Fraga Moritz – 155 votos