Um novo vírus tem causado fraudes em compras online feitas pelo computador, mudando o destinatário do Pix no momento da transferência. O programa infecta a máquina do comprador e pode prejudicar qualquer site. O problema foi batizado de GoPix. As informações são da Folha de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme o pesquisador Fábio Marenghi, o vírus já foi detectado em um site falso do WhatsApp Web e no site dos Correios. Nos computadores infectados, o programa espiona a vítima até o momento de compra online via Pix. Segundo a Kaspersky, empresa de segurança digital, o vírus funciona apenas quando a transferência é na modalidade copia e cola.
Uma maneira de evitar o golpe é checar o destinatário do Pix, que nesses casos será diferente da loja ou instituição para a qual a transferência seria feita.
Para não precisar instalar um antivírus, os usuários devem baixar programas apenas de sites oficiais, verificar erros ortográficos no endereço do portal, checar se o site tem criptografia atual a partir do código “https” no início da URL e ter um antivírus instalado.
Continua depois da publicidade
A Kaspersky afirma que já bloqueou o GoPix em 10 mil casos no Brasil até outubro deste ano, a primeira vez foi em novembro de 2022.
Leia também
Moradores encontram braços de homem na rua de praia de SC
Ilha do Campeche, em Florianópolis, fica ainda mais “exclusiva” com pulseirinha e controle
Clínica de odontologia administrada por estudante é interditada por irregularidades em SC