Um novo vídeo obtido pela reportagem do Santa mostra a força da batida e o exato momento do acidente que envolveu um caminhão desgovernado em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A ocorrência deixou ao menos seis pessoas feridas no fim da manhã desta terça-feira (24) na SC-110. Confira abaixo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
As imagens foram gravadas por câmeras de monitoramento de uma loja de motocicletas que fica em frente à Praça Domingos Crescêncio da Silva, onde a série de acidentes foi registrada.
O vídeo mostra o caminhão, que teria ficado sem freio, arrastando o Fiat Siena onde estavam duas mulheres e duas crianças — uma, inclusive, teve de ser reanimada pelos socorristas no local antes de ser levada ao hospital. Na sequência, o veículo ainda atinge outros dois carros antes de colidir com o palco da praça e finalmente parar.
Assista ao vídeo
O estado de saúde das vítimas
O caso mais grave é o da menina de seis anos que estava no Fiat Siena e chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória. Os socorristas conseguiram reanimá-la antes de levá-la ao Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, e depois a transferiram para o Hospital Regional de Rio do Sul.
Continua depois da publicidade
A assessoria de comunicação da unidade informou que a criança está na UTI pediátrica, mas não divulgou detalhes.
A mãe da menina, de 39 anos, também estava no carro. Ela foi levada ao hospital de Ituporanga e avaliada por uma obstetra, já que está grávida. Segundo a assessoria da unidade, ela já recebeu alta. A outra mulher e criança que também estavam no carro tiveram apenas ferimentos leves e foram liberadas.
O motorista da caminhonete Blazer, de 58 anos, foi levado em estado grave ao Bom Jesus. Ele teve queimaduras no rosto, lesão no olho e fratura cervical. Segundo a unidade de saúde, o homem foi transferido para o Hospital Regional de Rio do Sul, mas a assessoria não confirma a informação.
Já o motorista do caminhão, de 28 anos, teve ferimentos leves e também foi liberado.

O acidente
O acidente ocorreu próximo ao trevo do bairro Gabiroba. De acordo com os socorristas, o caminhão com placas de Taió transportava ração e ficou sem freio enquanto descia a serra da SC-110, que liga Ituporanga aos municípios de Imbuia e Vidal Ramos.
Continua depois da publicidade
Pessoas que testemunharam a colisão contaram à reportagem que o motorista chegou a buzinar como forma de alerta as pessoas. Ao chegar no trevo, o caminhão colidiu contra um Chevrolet Prisma ocupado apenas pelo motorista, que não teve ferimentos.
Na sequência o veículo atingiu uma caminhonete Blazer, onde estava o homem de 58 anos. O caminhão só parou depois de bater no palco de uma praça.
Prefeitura solicitou área de escape
De acordo com moradores, esse não foi o primeiro acidente deste tipo no trecho da SC-110. No entanto, em outras oportunidades o caminhão conseguiu parar sem atingir ninguém. A prefeitura de Ituporanga chegou a solicitar uma área de escape na rodovia estadual para evitar este tipo de acidente, mas segundo o município, até agora não teve resposta.
Leia também
> PRF quer proibir motos na BR-101 entre Biguaçu e Palhoça
> Entenda como e quem será atendido no ambulatório pós-Covid de Blumenau e região
> Câmara de Blumenau aprova repasse de R$ 10 milhões da prefeitura à Blumob