Entrou em teste nesta quinta-feira, 21, o novo trecho de emissário de esgoto que conecta a estação elevatória do rio do Braz e a estação de tratamento de Canasvieiras, ambas da Casan. A implantação da tubulação é uma das ações emergenciais da empresa na região para combater a alta quantidade de ligações irregulares (57% dos imóveis, segundo o programa Floripa Se Liga na Rede, desenvolvido em parceria com a Prefeitura da Capital) e do número recorde de veranistas.
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O novo emissário foi assentado entre a estação elevatória e a avenida Luiz Boiteux Piazza. Nesse local, a tubulação foi interligada a um outro emissário já existente. Com 540 m, a nova rede de esgotos dobra a capacidade da elevatória do rio do Braz, permitindo que o excedente de esgoto na região ¿ gerado principalmente por ligações irregulares, que jogam água da chuva na rede de esgoto ¿ seja encaminhado para a Estação de Tratamento, a três quilômetros dali.
Uma quarta bomba foi instalada na estação elevatória para eventualidades, já que há duas em operação e uma terceira de reserva. Além disso, um muro de pedra, com cerca elétrica, está sendo erguido no local, para evitar a ação de vândalos, como a que prejudicou o funcionamento da estrutura na tarde do dia 31 de dezembro. Uma câmera de vídeo também foi instalada pela empresa responsável pela vigilância.
Ligações irregulares
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De acordo com dados do programa Floripa Se Liga na Rede, entre as edificações vistoriadas em Canasvieiras e na Cachoeira do Bom Jesus, 57% apresentaram irregularidades. Entre as inadequações mais prejudiciais estão moradias não ligadas à rede coletora, falta de caixa de gordura e ligação da água pluvial à rede esgoto – ação que é uma das principais geradoras de excedente na estação elevatória e consequente comprometimento ao funcionamento do sistema.
Assessoria gratuita
Outra ação da Casan no norte da Ilha é a oferta de assessoria gratuita aos moradores. O objetivo é estimular a ligação adequada das residências à rede coletora de esgotos. Segundo a legislação, a atribuição de fazer a correta ligação à rede é do proprietário, que pode ligar para o telefone (48) 3271-4510 e fazer o agendamento da orientação técnica gratuita.