Tricampeão da Copa Libertadores e o time com mais participações no torneio. Esses números pertencem ao Nacional do Uruguai, adversário da Chapecoense na segunda fase da competição, conforme apontou o sorteio realizado pela Conmebol, na noite de quarta-feira, em Luque, no Paraguai. A previsão é que os times se enfrentem no dia 30 ou 31 de janeiro, em Chapecó, e na volta agendada para o dia 7 ou 8 de fevereiro, em Montevidéu.

Continua depois da publicidade

Quando o assunto é Libertadores, o Nacional tira de letra. Nenhum outro time tem mais participações na competição. Desde 1960, quando teve início a disputa, a equipe uruguaia esteve lá 45 vezes – já contando a edição de 2018. Apenas o rival Penãrol tem o mesmo número. As três conquistas do Rei de Copas, como é conhecido, foram nos anos de 1971, 1980 e 1988.

No entanto, o momento do time não é dos melhores. Em 2017, conquistou um título: o Torneio Intermedio. No Campeonato Uruguaio, ficou em segundo lugar no Apertura, competição vencida pelo Defensor Sporting, enquanto que no Clausura ficou na terceira posição e, de quebra, viu o rival Peñarol levantar a taça.

Além do momento do adversário, um detalhe pode ser favorável à Chapecoense. Em 2017, os times se enfrentaram em duas oportunidades pelo Grupo 7 da Libertadores – empate por 1 a 1 em Chapecó, e derrota por 3 a 0 em Montevidéu. Apesar de não ter vencido o Nacional em nenhuma das ocasiões, o Verdão do Oeste jogará contra um rival conhecido, uma vez que mudou pouco o elenco desde então.

Dos atletas que estiveram nas partidas – em campo ou na reserva – 14 deles ainda seguem no plantel tricolor.

Continua depois da publicidade

A falta de títulos importantes em 2017 fez a diretoria optar pela troca do comando técnico. Após um ano e meio à frente do Nacional, o treinador Martín Lasarte foi demitido. Na semana passada, o ex-atacante Alexander Medina, de 39 anos, e que atuou pelo time em duas passagens, foi alçado ao cargo de técnico do time principal. Após definir o comandante, os dirigentes trabalham nos bastidores atrás de reforços para montar um time competitivo.

Com a manutenção da maior parte do elenco e a troca do comando técnico, o Nacional tentará impedir a Chapecoense de continuar na Libertadores. Quem passar, enfrenta o vencedor do duelo entre Banfield-ARG x Independiente Del Valle-EQU.

Confira mais notícias da Chapecoense