Novos casos de sarna foram identificados em creches de Balneário Camboriú e as aulas tiveram de ser suspensas mais uma vez pela prefeitura. Depois de infectar alunos e funcionários do Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, a doença avançou para outra unidade e, agora, o atendimento também precisou ser interrompido no NEI Rio das Ostras. Ambos os locais não funcionarão nesta sexta-feira (14). A previsão é que eles recebam as crianças novamente na segunda (17).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

No início da semana, a prefeitura emitiu uma nota informando sobre a suspensão das aulas no NEI Sementes do Amanhã durante a segunda (10) e terça (11). A creche fica no bairro Municípios e atende aproximadamente 310 crianças. Naquele momento, ao menos seis delas estavam com a doença, enquanto outros sete casos ainda eram investigados. Além disso, três professores também acabaram infectados.

Mutirão foi feito para a limpeza da unidade

Continua depois da publicidade

Nesta quinta (13), porém, foram confirmados mais 36 diagnósticos de sarna, sendo 33 em alunos e três em funcionárias, todos da mesma unidade. No NEI Rio das Ostras, unidade do bairro São Judas Tadeu, cinco casos também foram identificados. Por lá, quatro crianças e uma servidora estão com a doença.

Assim como ocorreu na última segunda, uma nova força-tarefa foi mobilizada para fazer a higienização das duas creches. A previsão é que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (17). A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú também recomenda que, caso a população perceba qualquer alteração na pele, procure uma Unidade Básica de Saúde.

A sarna é uma doença altamente infecciosa causada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabie. Ele é transmitido pelo contato entre pessoas ou mesmo através das roupas. As lesões mais comuns ocorrem entre os dedos das mãos, que servem de veículo para levar a escabiose a outros pontos do corpo, principalmente coxas, nádegas, axilas e cotovelo.

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Acidente durante abastecimento de lancha em Balneário Camboriú mata caminhoneiro

Mecânico morre durante serviço em Blumenau: “Leve essa alegria contagiante por onde fores”