A Volkswagen vai apresentar nesta sexta-feira, em Brasília, uma proposta de um novo sistema de rebatimento do banco traseiro do veículo Fox em uma reunião com representantes do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) e os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Federal.

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A fabricante de veículos vai apresentar na reunião laudos do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e do InMetro que comprovam que a instalação de um novo mecanismo irá resultar na operação segura do sistema de rebatimento do banco traseiro. Os laudos dos institutos são fundamentais para o início do recall do Fox.

A apresentação da proposta faz parte do cumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado por órgãos de defesa do consumidor com a Volkswagen no dia 14 de abril. O termo prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.

Na decisão, a empresa se comprometia a convocar o recall e apresentar, em até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, uma proposta técnica para que a operação de rebatimento torne-se segura.

Desde o lançamento do Fox, em 2003, já foram vendidas 477 mil unidades. O acordo ainda determina que os carros já fabricados e ainda não vendidos, estejam eles no pátio ou na concessionária, devem ter o sistema modificado antes de serem postos à venda.

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Entenda o caso

Pelo menos oito consumidores tiveram parte dos dedos decepados e 14 ficaram feridos após manusear peça instalada no banco traseiro para ampliar ou diminuir o espaço do porta-malas.

Em comunicados enviados à imprensa anteriormente, a empresa havia afirmado que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox – que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas – desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário.

Em fevereiro, a Volks passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que feriu os proprietários.

As informações são do site G1.