O novo reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli, será empossado no cargo nesta quinta-feira (11), no auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Em entrevista à CBN Joinville, o professor disse que vai focar na diminuição da evasão estudantil, valorização dos professores, gratuidade para estudar, além da vontade de ter novos cursos para a instituição.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Fragalli afirma que pretende fazer uma gestão diferente das anteriores, com foco principal na permanência estudantil na universidade, o que classificou como o “grande desafio” das faculdades brasileiras. Além disso, ele diz que a Udesc deve fazer uma campanha de fortalecimento aos cursos. Em Joinville, por exemplo, deve ser focado nos de engenharias.
Veja fotos dos novos reitores e da Udsec
— Uma das crises que passa o ensino superior é a engenharia. Muito provavelmente por causa do processo de desindustrialização pela qual sofre o país. Nós temos que apostar fortemente no fortalecimento dos cursos de engenharia, na renovação dos laboratórios, destacar a área de computação e a formação docente. Sem professores não há como a gente apostar no crescimento do país — analisa.
Continua depois da publicidade
Fragalli, ao lado da vice-reitora, Clerilei Aparecida Bier, terão mandato de quatro anos na Udesc.
“Somos a verdadeira universidade gratuita”, diz reitor
Para 2024, Fragalli diz que o orçamento da Udesc garante os trabalhos e manutenções necessárias da instituição. Possíveis expansões, porém, dependem de negociações com o governo estadual.
O reitor afirma que vai destacar a gratuidade e qualidades da Udesc durante a gestão, apoiando questões de alimentação, auxílio-moradia e outros benefícios para os acadêmicos
— Destacar o caráter que nós somos uma universidade pública, de qualidade e gratuita. Somos a verdadeira universidade gratuita de Santa Catarina — expõe.
Mais cursos na Udesc
Novos cursos nos campus estão no desejo da Udesc. Conforme Fragalli, isso, inclusive, é sugerido pela direção-geral e departamentos. Ele diz ser favorável ao aumento de áreas de formação na universidade.
Continua depois da publicidade
— As demandas nascem nos centros e não na reitoria. Óbvio que a gente não é contra a criação de cursos de todas as linhas, seja de humanas em Joinville ou de exatas Florianópolis. Mas há restrições orçamentárias que devem ser tratadas no tempo certo — finaliza.
Quem é José Fernando Fragalli
José Fernando Fragalli é natural de São Carlos (SP) e tem bacharelado em Física e mestrado e doutorado em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos (Ifsc), da Universidade de São Paulo (USP). Também é bacharel em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
É servidor da Udesc desde 1994, quando ingressou como docente efetivo no Departamento de Física do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. Já foi coordenador do curso de licenciatura (1995-1997), chefe de departamento (2010-2012 e 2014-2016) e diretor-geral da Udesc Joinville (2016-2020).
Também foi representante docente do centro em órgãos colegiados da universidade, como: comissão do atual Estatuto da Udesc, entre 2004 e 2006; Conselho de Administração (Consad), de 2007 a 2009; Conselho Universitário (Consuni), entre 2011 e 2013 e entre 2020 e 2022; e Câmara de Administração e Planejamento (CAP), de 2021 a 2023. Além disso, foi membro nato do Consuni de 2016 a 2020 por ser diretor-geral.
Continua depois da publicidade
Leia também
Contrato de R$ 296 milhões para construção da Ponte Joinville é assinado
Moradoras de SC trocam “vida formal” para fazer trabalho voluntário na Europa
Leilões da PRF têm carros e motos por menos de R$ 1 mil em SC; veja como participar