A segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 terá o público-alvo ampliado em Santa Catarina. De acordo com nota da Secretaria de Estado da Saúde, a partir de segunda-feira (6) o imunizante também estará a disposição de pessoas maiores de 50 anos e trabalhadores de saúde.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias do DC pelo Telegram
A aplicação, porém, depende do estoque disponível em cada município. Por isso é importante que cada cidadão verifique na prefeitura da cidade onde mora qual a estratégia de vacinação adotada por lá.
É preciso estar atento também aos prazos. A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen.
De acordo com o Ministério da Saúde, os estudos mostram que a aplicação de uma nova dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
Continua depois da publicidade
> Governo de SC decreta situação de emergência em saúde
Os números da pandemia em SC
Desde o começo da pandemia o Estado já soma 1,7 milhão de catarinenses infectados pelo coronavírus. O total de óbitos, segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (3), chegou a 21.868. Foram quatro nas últimas 24 horas. A quantidade de pacientes com o vírus ativo é de 2.263.
Os quadros de síndromes respiratórias, juntos com o avanço da dengue no estado, têm gerado sobrecarga nas UTIs adultas e infantis de Santa Catarina. Dados da manhã deste sábado (4) revelam 12 pessoas aguardando por um leito de terapia intensiva na rede pública de saúde.
O painel do governo de SC mostra que 85% da população do Estado está com o esquema primário de vacinação contra a Covid-19 completo.
Leia também
> Ministério da Saúde diz que 46 milhões de brasileiros não tomaram o reforço contra Covid
Continua depois da publicidade
> SC tem salto de 203% nos casos de Covid em meio à lotação de hospitais: “Vírus veio para ficar”