O desembargador Solon d’Eça Neves tomou posse, na tarde desta quarta-feira, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC). O magistrado, que fará a condução das eleições municipais deste ano, foi eleito por unanimidade em dezembro do ano passado e assume mandato de um ano.
Continua depois da publicidade
D’Eça Neves iniciou seu discurso afirmando que terá um grande desafio pela frente, mas que as dificuldade não o assustam. Ele citou avanços nas eleições brasileiras com a implantação das urnas eletrônicas e da identificação biométrica (por impressão digital) e afirmou que o TRESC deve orientar o eleitor para assim contribuir para democracia. O novo presidente se mostrou favorável a aplicação da Ficha Limpa:
– Ela foi fruto de uma manifestação popular e eu acho que nós temos que respeitar a vontade popular.
Nascido em Tubarão, d’Eça Neves ingressou na magistratura em 1975 como juiz substituto, atuando nas comarcas de Concórdia, Seara e Ponte Serrada. Promovido a juiz titular, teve passagem pelas comarcas de Itapiranga, Mondaí, Braço do Norte, Balneário Camboriú, Concórdia, Joinville e Capital. Em 1999, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça (TJSC).
Continua depois da publicidade
Na mesma sessão, o desembargador Luiz Cezar Medeiros tomou posse como vice-presidente e corregedor do TRESC.