O desembargador Rodrigo Collaço, eleito nesta quarta-feira presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), disse que vai fazer uma gestão que priorize a agilidade dos processos. Ele foi o vencedor de uma eleição que teve sete candidatos e assume o cargo em fevereiro de 2018.
Continua depois da publicidade
Collaço disse que o foco do seu mandato vai ser técnico, com prioridade à atividade-fim do Poder Judiciário, o julgamento de processos. Outro objetivo vai ser tornar o resultado dos processos mais previsível. “Queremos reduzir o estoque de processos, temos de julgar bem e bastante. Não há mais aquela receita antiga de enfrentar a morosidade aumentando o tamanho do Pode Judiciário. Precisamos fazer mais e melhor com os recursos que já temos”, avaliou.
Após ter vencido outros seis candidatos, o novo presidente do TJ-SC ressaltou que a eleição foi marcada pelo debate de ideias. “Saio do pleito muito tranquilo e dizendo que não vejo grandes dificuldades em unir o Tribunal após essa eleição”.
Collaço ainda disse ser a favor da decisão do réu ser preso após a condenação em 2ª instância e também elogiou a tentativa da ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, de combater os chamados “supersalários” dos magistrados.
Ouça a entrevista com o novo presidente do TJ-SC:
Continua depois da publicidade