Com todas as 1.012 poltronas do Cine Marrocos, maior cinema de rua do Brasil, ocupadas por familiares, amigos, correligionários e eleitores, o novo prefeito de Lages, Elizeu Mattos (PMDB), foi empossado na tarde deste primeiro dia de 2013 com o vice, Toni Duarte (PPS). Na mesma ocasião, tomaram posse os 19 vereadores que exercerão a 17ª legislatura da história do município de 160 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
Conforme a tradição em Lages, a solenidade foi presidida pelo vereador mais idoso, neste caso, Luiz Marin (PP), de 64 anos. O evento também contou com a presença do vice-governador de Santa Catarina e presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, da deputada federal Carmem Zanotto (PPS) e de lideranças políticas, empresariais e de entidades de classe.
Bastante aplaudidos, Elizeu e Toni entraram no Cine Marrocos às 17h30min na companhia de suas esposas e do vice-governador. Ambos revezaram-se na entrega dos diplomas aos vereadores e, às 18h02min, foram declarados empossados pelo presidente da mesa.
Suando muito devido ao forte calor, Elizeu se emocionou durante o discurso de Eduardo Moreira, que lembrou a trajetória política do novo prefeito, líder, enquanto deputado estadual, de três governos diferentes na Assembleia Legislativa – Luiz Henrique da Silveira, Leonel Pavan e Raimundo Colombo.
– Elizeu Mattos é um grande homem público, uma das principais lideranças políticas de Santa Catarina, e vai mudar Lages para muito melhor.
Continua depois da publicidade
Conhecido por suas declarações sempre carregadas de críticas, provocações e ironias em quatro mandatos de vereador, Toni Duarte, em seu pronunciamento de posse, deu um jeito de atacar novamente o ex-prefeito Renato Nunes de Oliveira (PP), ainda que sem citar o nome dele.
– Pedi ao Pinheiro (Luiz Carlos Pinheiro Filho, vice de Renatinho) que levasse a faixa de vice no melhor costureiro para ajustar o tamanho ao meu corpo, mas ele disse que não faria isso para que eu tivesse bastante espaço como vice, coisa que ele não teve.
Já Elizeu, cujo primeiro discurso como prefeito de Lages durou exatos dez minutos, das 18h13min às 18h23min, convocou a parceria dos vereadores, prometeu lutar para cumprir todos os compromissos de campanha e garantiu que o povo terá vez e voz no seu governo.
– O povo não apenas estará no governo, mas será o governo. Vamos assinar conjuntamente todos os atos e fazer juntos a nossa história, com pessoas certas nos lugares certos, por uma Lages mais feliz.
Continua depois da publicidade
Elizeu também demonstrou, pelo menos publicamente, não estar aborrecido com o governador Raimundo Colombo, de cujo governo foi líder na Assembleia. Colombo apoiou abertamente e pediu voto para Antonio Ceron (PSD) na eleição contra Elizeu, que não escondeu seu descontentamento com a situação durante a campanha. E mandou uma mensagem por meio do vice-governador Eduardo Moreira.
– Diga ao governador Colombo que estendo a minha mão, que a prefeitura ocupada por ele com brilhantismo está ao seu dispor e que vamos nos unir por Lages.
Por fim, ao citar o ex-governador e atual senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o ex-deputado federal Fernando Coruja (PPS) como exemplos na política, Elizeu prometeu um governo ético, honesto e transparente.
– Temos a obrigação de dar bom exemplo, e não vamos tolerar desvios de conduta. A partir deste momento, a moralidade está presente em tudo. Começa aqui um novo tempo para o governo e o povo de Lages.
Continua depois da publicidade
Terminada a solenidade de posse, por volta das 18h30min, Elizeu Mattos foi até a prefeitura, onde ocorreu a transmissão de cargo com o ex-prefeito Renatinho. Já os vereadores foram até a Câmara, onde elegeram Anilton Freitas (PTB), último presidente da 16ª legislatura, como o primeiro presidente da 17ª.
Entrevista com o novo prefeito de Lages, Elizeu Mattos
* DC: Qual será a primeira medida do seu governo?
Elizeu: Às 9h desta quarta-feira teremos a primeira reunião do colegiado. A prefeitura funcionará internamente de 10 a 15 dias para termos conhecimento da máquina e treinamos a equipe para entender o nosso modelo de gestão, e depois vamos abri-la em definitivo para atender a população com eficiência.
* DC: Qual a primeira promessa de campanha a ser cumprida?
Elizeu: O planejamento da cidade, pois as coisas terão começo, meio e fim.
* DC: E qual será a principal marca do seu governo?
Elizeu: Planejamento e gestão, com transparência e a participação ativa da população.