Está prevista para começar nesta terça-feira a construção da nova delegacia de Guaramirim. A medição do terreno foi realizada na semana passada, após a assinatura da ordem de serviço.

Continua depois da publicidade

O antigo prédio, que tinha mais de 50 anos e apresentava problemas estruturais, foi demolido nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Obras. A nova unidade terá 700 m² e três pisos e custará aproximadamente R$ 800 mil.

A obra será feita pela Prevenir Engenharia, de Itajaí, vencedora da licitação, e deve ficar pronta em um ano. O terceiro piso vai abrigar o almoxarifado e os outros dois andares terão duas salas para delegado, quatro para cartório, duas celas provisórias, Circunscrição de Trânsito (Citran) e outros serviços. O local também contará com garagem coberta e pátio para estacionamento.

– Diferente do antigo prédio, que foi aumentado aos poucos, o projeto do novo prédio seguiu um padrão e foi pensado dentro das necessidades da Polícia Civil – destaca o delegado Daniel Dias.

Continua depois da publicidade

A construção de uma nova delegacia é uma reivindicação antiga da Polícia Civil da região. O antigo imóvel começou a ser demolido na quarta-feira passada, com a retirada de janelas e portas. Parte das paredes foram derrubadas na sexta-feira e segunda foi a última etapa. O operador de retroescavadeira João de Azevedo acredita que a retirada dos entulhos deve ser concluída na manhã desta terça-feira.

– Acredito que vai dar até 40 caçambas de entulho – avalia.

Desde agosto, a Polícia Civil está instalada num prédio alugado na rua 28 de Agosto (em cima de uma sorveteria), onde permanecerá até o novo prédio ficar pronto. A equipe conta com dois delegados, dois escrivães e oito agentes. ?

Investigação ?

Outra melhoria prevista para a Polícia Civil da região é o funcionamento do prédio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Jaraguá do Sul. A reforma da casa alugada, de cerca de 300 m², foi concluída e agora falta instalar o link da internet e receber parte dos móveis. A previsão do delegado regional, Uriel Ribeiro, é que o sistema seja ativado essa semana, quando também deve vir a mobília que falta.

Continua depois da publicidade

– Ligando a internet, os policiais já podem começar a trabalhar – afirma.

As adequações do imóvel começaram há quatro meses. O prédio fica na rua Anita Garibaldi, 1361, no Centro (lateral da Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo e Visual – AADAV) e o aluguel custará R$ 2,2 mil por mês. O órgão deve desafogar a demanda de inquéritos graves que tramitam na Delegacia da Comarca e na Delegacia da Mulher.

Como não haverá atendimento ao público, os policiais irão se dedicar à investigação de crimes mais graves, como homicídio e tráfico de drogas. A equipe é liderada pelo delegado Eric Issao Uratani e contará com um escrivão e seis agentes. Enquanto a mudança para o novo imóvel não é realizada, a equipe realiza as investigações na Delegacia da Comarca.