O novo Portal da Transparência do Governo de Santa Catarina será lançado nesta terça-feira, em evento às 14h no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A programação inclui um debate entre especialistas em transparência e gestão pública.
Continua depois da publicidade
A reformulação da página, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda, traz a proposta de um portal mais compreensível para quem não tem conhecimento de contabilidade e gestão. Ela apresenta dados em linguagem mais clara, utilização de recursos gráficos, obras em um mapa e ferramentas de pesquisa.
Em 2016, a Fazenda fez uma pesquisa online para colher sugestões dos cidadãos sobre a página e mais de 2 mil pessoas responderam e destacaram essa necessidade de linguagem menos técnica e mais interatividade. Durante o desenvolvimento do novo portal também foram feitos testes de usabilidade com diferentes perfis de cidadãos para verificar a facilidade de utilização na realização de determinadas tarefas.
Agora há informações do patrimônio público, apresentadas em consultas que permitem relacionar os bens móveis e os bens imóveis, além de relatórios das empresas dependentes.
Continua depois da publicidade
O novo portal também é responsivo, ou seja, é um site flexível, que se adapta automaticamente em qualquer dispositivo do usuário (desktop, laptop, tablet, smartphone das mais variadas marcas e tamanhos), e inclui agora as opções de acessibilidade. No canto superior direito da tela é possível aumentar o tamanho da fonte, permitindo que pessoas com dificuldades de visão possam ler com mais conforto. Além disso, também há a opção de aumentar o contraste de cores entre o texto e o respectivo fundo para um destaque maior do texto e, consequentemente, aumentar o conforto de leitura para pessoas com baixa visão.
O portal contará ainda com o aplicativo Transparência SC, iniciando com consultas de informações de Receita e Despesa para trazer de forma rápida os dados de arrecadação e dos gastos públicos.
— A verdadeira transparência acontece quando a informação disponível é compreendida por todos, não só por especialistas — afirmou o secretário Antonio Gavazzoni.
Continua depois da publicidade
Acesse o novo Portal da Transparência do governo de SC
Saiba como utilizar as ferramentas do novo Portal da Transparência