A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) fez uma descoberta histórica ao capturar, pela primeira vez, a imagem direta de um planeta fora do nosso Sistema Solar. A imagem foi capturada pelo supertelescópio espacial James Webb e o achado foi publicado num artigo na revista Nature nesta quarta-feira (25). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
No estudo, os cientistas relatam que o observatório conseguiu “fotografar” diretamente o planeta TWA 7b, como ele foi apelidado. Ele é, na verdade, um exoplaneta, termo usado para aqueles que orbitam uma estrela (que não o Sol). Devido a isso, “capturar” uma imagem dele é algo extremamente difícil de fazer, segundo o estudo.
O Webb, o observatório espacial “mais poderoso” já construído, localizou o corpo celeste em um disco cheio de rochas e poeira ao redor da estrela jovem. Descobriu ainda que ele está cercado por detritos espaciais, onde futuros planetas ainda estão se formando.
— Esta descoberta representa um marco importante na busca por exoplanetas — informou o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) em um comunicado. A pesquisa foi liderada por cientistas franceses do Observatório de Paris.
Descoberta especial
O que torna essa descoberta ainda mais especial, contudo, é que o planeta é dez vezes mais leve do que outros mundos já fotografados antes.
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo, o TWA 7b tem uma massa parecida com a de Saturno e pesa cerca de 30% do que pesa Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar. O estudo ainda revela que o planeta pode parecer grande, mas para os padrões dos exoplanetas já fotografados, ele é considerado “levinho”.
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
Governo não pode custear traslado de corpo de brasileira que morreu na Indonésia; entenda
Conheça a russa que veio de terra congelante e virou ativista pelo clima em Joinville