Após um domingo (12) de transtornos, Florianópolis deve ter um novo pico de maré alta nesta segunda-feira (13). Conforme a Defesa Civil estadual, a previsão é que a água suba a partir das 14h. Na manhã desta segunda, de acordo com a Guarda Municipal, não há pontos de interdição do trânsito em função do fenômeno.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Ainda segundo o órgão, essa condição é causada pela combinação entre o mar agitado e o vento Sul. O risco de maré alta se mantém ao longo da semana.

No domingo, a maré superou em 70 centímetros o que era previsto e provocou alagamentos em vários pontos de Florianópolis.

A SC-405, no bairro Rio Tavares, chegou a ser interditada no sentido Sul. Uma parte da Avenida da Saudade, que dá acesso ao Norte da Ilha, e o trecho próximo ao Parque de Coqueiros também ficaram inundados.

Continua depois da publicidade

A prefeitura lançou um plano de ação para minimizar os efeitos da maré na cidade. Defesa Civil e Guarda Municipal vão atuar em conjunto para identificar rotas alternativas para o trânsito, monitoramento dos pontos sensíveis, principalmente no Morro das Pedras e Campeche.

Além disso, a Guarda Municipal irá intensificar a comunicação de orientações de trânsito em tempo real pelas redes sociais e, se for o caso, deixar guinchos em pontos estratégicos para desobstrução de vias e socorro a veículos.

Já a Secretaria de Infraestrutura irá mobilizar recursos para intervenção imediata em caso de danos com impacto sobre a mobilidade. Em caso de emergência, a orientação é ligar para 153 ou 199.

Leia também 

Junho será chuvoso, com frio intenso e possibilidade de neve em SC

“A gente se esconde do frio, eles procuram”: como é viver na cidade mais fria do Brasil

Relembre momentos de neve em Santa Catarina com fotos