Às vésperas de completar 55 anos da primeira vez que o homem pisou na Lua, um acervo da Nasa com 300 peças originais aterrissa em Balneário Camboriú. Entre os itens estão um traje milionário de astronauta e até uma bota com poeira lunar.
Continua depois da publicidade
É tudo tão raro que o parque, previsto para inaugurar neste mês de março, terá um megaesquema de segurança.
Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp
A repórter Morgana Fernandes, da NSC TV Blumenau, fez um tour pela estrutura enquanto as equipes correm para montar cada peça. É o caso da roupa usada por Buzz Aldrin, a mesa de controle de Houston e a última câmera fotográfica que registrou a viagem do Apollo.
As roupas, acessórios e até pedaços de foguetes usados nas missões foram comprados da Nasa pelo Grupo Oceanic. Apesar de não ter vínculo direto com a instituição americana, o parque precisa seguir o padrão da agência.
Continua depois da publicidade
Apenas uma pessoa no Brasil tem autorização para fazer a manutenção do acervo e ainda assim todo o trabalho precisa ser transmitido em tempo real para os técnicos da Nasa, nos Estados Unidos. Esse cuidado é para manter as peças nas condições mais próximas da última vez que foram usadas.
Foi com esse zelo que uma das botas usada pelos astronautas que pisaram na Lua foi preservada e até hoje está suja com poeira lunar (veja galeria abaixo).
Veja fotos da estrutura sendo montada
Museólogos da Nasa no Brasil
Para montagem do acervo, dois museólogos da Nasa vieram ao Brasil nesta semana. Jack Graber e o Donald Aich são as outras únicas pessoas autorizadas a tocar nos itens. E para isso, aliás, é preciso de luvas nas mãos e nada de tênis no carpê das cápsulas. Por Balneário Camboriú ser uma cidade litorânea, outra preocupação é com a maresia.
Continua depois da publicidade
— Eles são muito delicados e não eram usados para durar anos. Então, temos que tomar cuidado e colocar em um lugar para que não corroam, estejam limpos, sejam apresentáveis para o público também — afirma Jack.
Tudo fica protegido por uma camada reforçada de acrílico. Algumas peças ainda chegam a receber uma proteção extra de vidro e sistema de alarme. Antes da montagem do acervo, as peças ficaram guardadas em um armazém monitorado 24 horas por segurança armada em Balneário Camboriú.
Além do valor histórico, algumas peças estão estimadas em até 20 milhões de dólares, como o traje usado pelo segundo homem a pisar na Lua. Mas nem só de itens que estiveram no espaço o futuro parque da Nasa é formado. Quem visitar o local vai poder ver de perto uma mesa controladora das naves, usadas por técnicos em solo na era Apollo.
A inauguração da Space Adventure, nome oficial da atração, está prevista para março, mas ainda não foi batido o martelo quanto à data. Também para este mês está confirmada a vinda de Charles Duke, o mais jovem astronauta a pisar na Lua em 1971, aos 36 anos. O norte-americano deve participar de uma palestra na cidade no dia 13 deste mês.
Continua depois da publicidade
O empreendimento deve gerar 150 empregos diretos. Este será o quinto investimento da Oceanic em Balneário Camboriú. O grupo já administra o Oceanic Aquarium, o Aventura Pirata, o Classic Car Show e o Aventura Jurássica.
Leia mais
Empresária de Balneário Camboriú conquista coração de MC Guimê; veja fotos
Espetáculo estreia no Beto Carrero com promessa de show de luzes e muita emoção; VÍDEO