Em 28 de novembro será inaugurado um espaço que promete se tornar uma nova referência do antigomobilismo no Brasil. A reportagem do Carros NSC Total esteve em Campos do Jordão (SP) para conhecer o local que reúne cerca de 100 veículos entre únicos, exclusivos, raros e preciosos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O Carde, acrônimo de Carro, Arte, Design e Educação, é um museu que não apresenta apenas carros, mas contextualiza os veículos no momento histórico e faz um elo com cultura e artes.

Os ambientes divididos em salas e um imenso pavilhão superior contam com iluminação de alta definição, trilhas sonoras sincronizadas com vídeos e monitores touchscreen, entre outros recursos para entregar uma experiência sensorial.

O acervo de carros será rotativo, contando com temas como Carros Governamentais, História do Automobilismo Brasileiro e Visionários Brasileiros, como João do Amaral Gurgel. As salas são organizadas por períodos históricos, onde os automóveis se entrelaçam com eventos específicos de cada época.

Continua depois da publicidade

Logo na entrada, um raro Brasinca Uirapuru 1964 aparece decorado com pintura indígena no topo de um cajueiro em metal, envolto em folhagens de crochê.

Entre as relíquias expostas, destaque para o Isotta Fraschini 1925, importado da Europa e considerado um dos carros mais luxuosos da época. O carro foi ambientado em um palácio, inspirado no que seu proprietário Henrique Lage construiu no Rio de Janeiro nos anos 20 para presentear sua amada, Gabriella Besanzoni, junto com o carro.

O Lincoln K 1938 teve apenas cinco unidades produzidas nesse ano, e a unidade em exibição serviu como carro oficial a autoridades, como Getúlio Vargas, Charles de Gaulle, a rainha Elizabeth II e o papa João Paulo II.

No pavilhão superior, diversos esportivos raros como Dino 246 GTS, McLaren Senna GTR, BMW M3, Ferrari F150 e Audi RS2 Avant enchem os olhos de quem curte preciosidades.

Continua depois da publicidade

O Carde é uma evolução do pilar educacional da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), instituição independente e sem fins lucrativos que completou 16 anos com forte atuação em arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social na cidade serrana. Para mais informações, acesse o instagram @carde.museu.

Veja fotos dos carros que estarão no museu

Leia mais

O “fim de linha” para sete carros; veja se o seu está na lista

Os cinco melhores carros elétricos para comprar até R$ 200 mil