O juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) Jaime Pedro Bunn tomou posse nesta quarta-feira como como juiz efetivo do Pleno da Corte, na classe de juiz de Direito. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do tribunal, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Após a leitura e assinatura do termo, a juíza efetiva do TRE-SC, Luisa Hickel Gamba, cumprimentou o empossado em nome da Corte. A magistrada destacou o seu trabalho realizado no cargo de juiz auxiliar das Eleições 2018, para julgamento das representações envolvendo a propaganda eleitoral, além da presidência da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (Votação Paralela). Na sequência, o procurador regional eleitoral, Marcelo da Mota, pontuou o caráter desafiador do Direito Eleitoral.

Em seu discurso, Jaime Bunn fez considerações sobre a propaganda eleitoral e a Auditoria de Votação Paralela. O juiz estabeleceu ainda um paralelo entre o tempo do período de propaganda e a disseminação de notícias falsas nas redes sociais.

— Se mostra oportuna campanha de esclarecimento à população, propensa naturalmente a acreditar em fatos e notícias não verdadeiros, trazidos principalmente quando já se vai demasiado o período da propaganda eleitoral —, ponderou.

O presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, encerrou a cerimônia cumprimentando o novo juiz efetivo e reforçando a admiração da Corte pelo magistrado:

Continua depois da publicidade

— Vossa Excelência tem a exata dimensão da virtude e da humildade, dotado de prudência, equilíbrio e razoabilidade. Sua participação na Corte fortalece o difícil e muitas vezes mal compreendido trabalho de julgar as causas eleitorais.

Currículo

Jaime Pedro Bunn é natural de Angelina. É filho de Olimpio Bunn e Maria Fuck Bunn. Se formou em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e ingressou na magistratura catarinense em dezembro de 1981. Já atuou como Juiz Titular e Juiz Eleitoral nas Comarcas de Pinhalzinho, Maravilha, Timbó e Biguaçu; e, atualmente, é Juiz Titular da Vara de Execuções Contra a Fazenda Pública e Precatórios na Capital.

Em agosto de 2018, tomou posse como juiz substituto no TRE-SC, onde atuou no processo eleitoral como juiz auxiliar e presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas.

Leia mais notícias do Diário Catarinense