Em menos de 30 dias mais de mil hectares do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foram consumidos pelo fogo na Grande Florianópolis. Após o grande incêndio florestal que atingiu cerca de 800 hectares nos dias 10 e 11 de setembro, um novo caso atingiu 256 hectares entre esta quarta e quinta-feira (dias 2 e 3).
Continua depois da publicidade
O levantamento da área atingida foi divulgado pela Polícia Militar Ambiental no começo da tarde desta quinta-feira com base em dados de satélite. O incêndio começou pouco após o meio-dia de quarta-feira em uma região ao Sul da Estrada do Espanhol, em uma área que não havia sido atingida pelo fogo do mês passado. Novamente o incêndio se espalhou rapidamente, chegou perto de casas e exigiu o combate de pelo menos 75 bombeiros de várias cidades, além de policiais e servidores do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O fogo foi controlado por volta das 10h30min desta quinta-feira, quando a chuva ajudou a molhar o solo e impedir o avanço das chamas. Com auxílio do helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros de Blumenau, equipes foram levadas diretamente aos focos de incêndio no meio da mata, visto que o acesso por terra era inviável por causa da área de banhado. Mesmo com a situação controla, o Corpo de Bombeiros decidiu manter uma equipe de prontidão no parque com um caminhão bomba e um drone para monitoramento.
A suspeita novamente é de que o incêndio tenha sido intencional. O caso anterior segue sendo investigado e um inquérito da Polícia Civil apura causas criminosas para o fogo. Suspeita-se do uso irregular da terra da reserva ambiental para pastos voltados à agropecuária ou até mesmo loteamentos irregulares.

Leia mais
Continua depois da publicidade
FOTO: cágado é resgatado em meio ao incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro