Motoristas de veículos mais poluentes vão começar a enfrentar uma nova taxa diária para dirigir na região central de Londres, um esquema apresentado nesta segunda-feira (23) que almeja melhorar a qualidade do ar em uma das cidades mais poluídas da Europa.

Continua depois da publicidade

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que com a nova “taxa de toxicidade” – apelidada de “T-charge” – diária, Londres estabelecerá “o padrão de emissão mais rigoroso do mundo”

A tarifa de £ 10 (13,2 dólares) é adicional a uma taxa de congestionamento diária, de £ 11,50, e obedece um pedido da União Europeia para que a Grã-Bretanha reduza a poluição do ar.

Khan, que anunciou o novo encargo em fevereiro, disse que estava “determinado a tomar medidas urgentes para ajudar a limpar o ar letal de Londres”.

Continua depois da publicidade

“A escala vergonhosa da crise de saúde pública que Londres enfrenta, com milhares de mortes prematuras causadas pela poluição do ar, deve ser tratada”, disse ele.

O imposto se aplica a todos os automóveis a gasolina e a diesel registados antes da introdução das normas ecológicas de emissões Euro 4, em 2005.

Mas o Transportes para Londres, órgão da Prefeitura responsável pelo sistema, disse que qualquer veículo registrado antes de 2008 pode ser taxado.

Continua depois da publicidade

O organismo estima que 6.500 veículos por dia serão tarifados, cerca de 6,3% dos cerca de 103 mil que entram na zona de congestionamento.

Mesmo antes de entrar em vigor, o imposto teve um efeito dissuasivo – Khan disse que houve uma redução de 15% nos veículos tarifáveis que entram nesta área desde que o esquema foi anunciado.

Em fevereiro, a Comissão Europeia, emitiu um aviso a cinco Estados-membros, entre eles, a Grã-Bretanha, instando a tomarem medidas sobre a poluição automobilística, ou correrem o risco de irem parar no Tribunal de Justiça Europeu.

Continua depois da publicidade

A Comissão disse que níveis “persistentemente elevados” de dióxido de nitrogênio causaram 70 mil mortes prematuras na Europa em 2013.

O gabinete do prefeito disse que 7,9 milhões de londrinos viveram em áreas que excedem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a qualidade do ar tóxico.

– Novas medidas –

O RAC, um grupo automobilístico britânico, disse que o prefeito está certo em agir sobre os veículos mais antigos, “porque estes são mais propensos a serem os mais poluentes”.

Continua depois da publicidade

Mas o porta-voz de política de estradas, Nick Lyes, advertiu que “os motoristas também podem se ver como um alvo fácil”.

Os motoristas de Londres pareciam divididos sobre iniciativa.

“Eu acho que é bom para reduzir a poluição do ar”, disse Tony Smith, 53, um motorista de remoção de resíduos, cujo veículo moderno não é afetado pela nova taxa.

Mas George Tamale, de 36 anos, um motorista de entrega de encomendas também não impactado pela “T-Charge”, questionou os motivos por trás dela.

Continua depois da publicidade

“Eles só querem que as pessoas compram carros novos. Não é sobre o meio ambiente, é sobre economia”, afirmou.

Londres é a maior cidade do mundo a aplicar taxas de congestionamento, ao lado de Estocolmo, Milão e Gotemburgo.

Cingapura foi a pioneira e hoje possui o sistema de preços rodoviários mais abrangente, que planeja atualizar em 2020, incorporando a tecnologia GPS.

Continua depois da publicidade

Um dos objetivos da nova tarifa é preparar os moradores de Londres para a aplicação da Zona de Emissões Ultra-Baixas no centro da capital britânica a partir de abril de 2019, nos planos do prefeito.

* AFP