Foram quatro anos de obras e aproximadamente R$ 12 milhões de investimentos do Estado, município e contribuições de empresas locais. Nesta tarde, a Prefeitura de São Francisco do Sul inaugura o prédio do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça.

Continua depois da publicidade

O atendimento começa no sábado, pelo pronto-socorro, a maternidade e o setor de diagnóstico (exames). Nesta quarta, a população poderá conhecer o prédio, que ficará aberto até a hora da inauguração, marcada para as 18 horas.

Quem passou em frente à unidade nos últimos dias, já observou a movimentação de máquinas e operários que finalizavam a pavimentação no entorno da unidade e os detalhes de paisagismo. Caminhões chegavam transportando os novos equipamentos.

São 3,7 mil metros quadrados divididos em três blocos. O hospital será referência em média complexidade, com pronto-socorro, centro de diagnósticos, centro cirúrgico, internação – 38 quartos com capacidade para dois pacientes cada – e uma farmácia.

Continua depois da publicidade

A gestão da unidade hospitalar ficará por conta da organização social Cruz Vermelha do Brasil. Como já acontece no Hospital Infantil de Joinville, a gestão por OS facilita a contratação direta de profissionais e a compra de equipamentos e remédios.

Não há a necessidade de concurso público ou licitação, por exemplo. De acordo com o contrato, 40% dos atendimentos serão destinados aos convênios e 60% ao Sistema Único de Saúde.

A maternidade conta com centro obstétrico e sete leitos de internação. São 156 funcionários e aproximadamente 20 médicos que estão sendo contratados.

Continua depois da publicidade

A unidade completa começa a funcionar em agosto. Segundo a secretária municipal de saúde, Nadirinez Bolognini, o hospital será totalmente informatizado e climatizado.

A unidade possui tratamento de água por osmose reversa – recuperação da qualidade da água utilizada, sistema de captação de água da chuva e central de tratamento de esgoto.

– Nosso hospital é sem passado. Tudo novo, com todas as chances de fazer o melhor -, concluiu.

– Nós lutamos durante seis meses para conseguir licença ambiental, rever projeto, readequá-lo para, então, torná-lo realidade -, comemorou o prefeito Luiz Zera.

Continua depois da publicidade

Ele recebe o governador Raimundo Colombo nesta tarde para inauturar a unidade.

LEIA MAIS:

Importância para a região

Uma espera de quatro anos