Os quatro partidos políticos holandeses que realizaram as mais longas negociações da história do país para formar um governo, anunciaram nesta terça-feira o acordo “ambicioso e equitativo” feito entre eles, sete meses depois das eleições legislativas.

Continua depois da publicidade

“Com orgulho lhes apresento este acordo ambicioso e equitativo”, declarou o primeiro-ministro liberal, Mark Rutte, nesta terça-feira durante uma coletiva de imprensa no Parlamento de Haia.

“É um momento especial”, havia declarado um pouco Khadija Arib, presidente da Câmara Baixa, que recebeu o acordo das mãos das quatro lideranças políticas envolvidas.

“A versão final oficial do acordo do governo foi entregue à Câmara Baixa do Parlamento”, declarou a representante de origem marroquina aos jornalistas presentes.

Continua depois da publicidade

Este acordo, batizado de “Confiança no futuro”, prevê que o partido liberal (VVD) de Rutte tenha novamente os principais papéis do governo de uma das principais economias da União Europeia (UE).

O VVD, ganhador das eleições realizadas em março passado, governará com os progressistas do D66 e com dois partidos cristãos: o CDA, pragmático, e a União Cristã (CU), mais conservador.

* AFP