Um novo golpe pela internet foi identificado em Santa Catarina. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC), o crime ocorre pelo WhatsApp Web, quando os invasores entram na conta do usuário do aplicativo a partir de um código camuflado em forma de “botão” ou link.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Sem que o usuário perceba, a página do Whatsapp pelo computador é capturada, permitindo acesso aos contatos pessoais e conversas atuais. Em Santa Catarina, casos já foram registrados e atendidos pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS).
Segundo o TJ-SC, os usuários que caíram no golpe relataram perceber conversas com pessoas “estranhas”, sem que tivessem iniciado um bate-papo anteriormente. O Whatsapp bane esse tipo de ação, o que acaba por deletar a conta do usuário após um número alto de denúncias.
O TJ-SC alerta para que todos os dispositivos do WhatsApp Web sejam desconectados a partir do momento em que o usuário deixa de utilizar aquela sessão.
Continua depois da publicidade
> Blogueira que aplicava golpes em SC e ostentava vida de luxo é presa
Quem for vítima do golpe precisa procurar uma delegacia de polícia e registrar uma ocorrência policial para investigação.
– Muitas vezes, o golpista se apropria da identidade de instituições financeiras e órgãos públicos para passar credibilidade e ganhar confiança – explica o agente da Divisão de Inteligência do NIS, João Nakamura.
Leia também
Pandemia já deixou de impactar 35% das empresas de SC, aponta pesquisa do Sebrae
Primeiro hotel de luxo de Balneário Camboriú que hospedou até presidentes dá lugar a arranha-céu