Os comerciantes da Grande Florianópolis devem ficar atentos a um novo golpe conhecido como chargeback, que tem sido registrado em lojas da região. O alerta foi feito pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), nesta quarta-feira (30), que explicou a dinâmica usada pelos criminosos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Segundo o subcomandante da Guarda Municipal, Ricardo Pastrana, o golpista entra em contato com a loja e pede um número de WhatsApp, afirmando que não está na cidade ou que não pode fazer a compra presencialmente.
> Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 120 milhões; confira dezenas sorteadas
Após selecionar o produto, o comerciante envia o link de pagamento, disponibilizado por aplicativos, e a compra é aprovada. De acordo com a GMF, é possível que os criminosos usem documentos furtados para finalizar a compra dos produtos.
Continua depois da publicidade
O golpe é consolidado quando os criminosos cancelam a compra, após terem pedido para um comparsa retirar o produto na loja. Dessa forma, o comerciante não tem como resgatar o produto e também não recebe o pagamento, que foi cancelado.
Direito do consumidor
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o prazo de sete dias para cancelar uma compra, dentro do chamado Direito de Arrependimento. O problema, nos casos da Grande Florianópolis, é que os criminosos agem de má fé para aplicar golpes.
Veja a explicação da Guarda Municipal
Leia também
Gean Loureiro deixa prefeitura de Florianópolis nesta quinta-feira para concorrer nas eleições
Golfinho é encontrado morto na praia dos Ingleses, em Florianópolis