A Associação Nacional dos Detrans (AND), órgão que congrega também o Detran/SC, está alertando motoristas sobre um novo golpe que deixou vítimas em Santa Catarina e em outros estados do Brasil. Na dinâmica, criminosos usam aplicativos de mensagens para enviar notificações afirmando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da pessoa está com processo de suspensão ou até cassação em andamento. O aviso, contudo, é falso.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ao clicar na mensagem, a pessoa é direcionada a uma página falsa que simula o sistema GOV.BR, do Governo Federal. Após preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”.
Além de Santa Catarina, há alertas e casos registrados nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Como se proteger de golpes?
Por meio de nota, a AND orienta que o condutor não clique em links que não sejam dos canais oficiais do Detran e que faça uma denúncia à ouvidoria ou órgãos policiais do seu Estado.
Continua depois da publicidade
O cidadão tem também a opção de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde será possível consultar possíveis infrações cometidas. A ferramenta permite que o motorista faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para ser avisado quando houver uma nova infração registrada e inclusive começar a receber as notificações de infração e de penalidade exclusivamente de forma eletrônica.
“Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais, seja por meio de correspondências devidamente identificadas, enviadas via Correios, ou de outras formas que são amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual. É fundamental que o cidadão acesse os sites oficiais dos Detrans para consultar se tem infração registrada no veículo ou até mesmo processo de suspensão ou cassação aberto contra a pessoa”, explica Givaldo Vieira, presidente da AND.
Leia mais
Dia da Consciência Negra: veja o que abre e o que fecha no feriado em SC
Marido é condenado a 18 anos de cadeia por assassinato cruel da esposa em Blumenau