Estrela do Salão de Detroit deste ano, em janeiro, o novo Fusion foi apresentado na última terça-feira para a imprensa brasileira em Los Angeles, nos EUA. O carro estreia no nosso mercado em novembro, inicialmente com a versão 2.0 turbo Titanium, ao preço de R$ 112,99 mil. A Ford completará a gama no início de 2013 com os modelos 2.5 16V bicombustível e híbrido.
Continua depois da publicidade
Com frente inspirada no famoso Aston Martin, o Fusion totalmente reestilizado tem design moderno e linhas esguias, que garantem ótimo coeficiente aerodinâmico. Mesmo com o mesmo tamanho da versão anterior, o sedã grande da Ford parece ter diminuído, graças ao seu desenho.
Só disponível na versão abastecida apenas com gasolina, o novo Fusion, produzido no México, desenvolve até 240 cavalos. O conjunto mecânico se completa com a transmissão automática de seis marchas com possibilidade de trocas sequenciais ou em borboletas colocadas atrás do volante. A direção tem assistência elétrica progressiva e a tração é integral.
Descida do teto sobre o banco de trás ajuda na estabilidade do carro
No interior, o veículo da Ford tem o requinte e o conforto dos melhores sedãs de luxo alemães, sempre uma referência nesses quesitos. O Fusion utiliza ótimos materiais no acabamento da cabine, que ainda tem espaço de sobra para seis pessoas.
Continua depois da publicidade
No projeto de renovação do Fusion, a beleza das linhas não é apenas estética. É também funcional, pois as linhas colaboram decisivamente no comportamento aerodinâmico, desde os vincos no capô até a parte traseira. A forte descida do teto sobre o banco de trás não comprometeu o conforto dos passageiros e ajudou na própria estabilidade do carro, pois permite que a passagem do vento faça a pressão necessária sobre a tampa do porta-malas.
Os dois momentos de apresentação do novo Fusion estão envolvidos em simbologia. No lançamento, Detroit foi escolhida por ser a capital do automóvel e berço da Ford. Agora, Los Angeles, e sua mágica Hollywood, foi anfitriã por ser a cidade dos sonhos e de modernidade. Tudo que o novo Fusion tem.
*Daniel Dias viajou para Los Angeles a convite da Ford do Brasil