Um estudo publicado no mês de abril deste ano, liderado por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, aponta que realizar grande parte dos exercícios físicos à noite resulta em maiores benefícios para a saúde de pessoas com obesidade. O estudo, liderado por pesquisadores do Centro Charles Perkins, acompanhou cerca de 30 mil pessoas por um período de quase oito anos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Foram 29.836 participantes, todos com mais de 40 anos, sendo que 10% tinham o diagnóstico de diabetes tipo 2. Os voluntários foram divididos em grupos de atividades físicas no período da manhã, tarde ou noite.

A conclusão foi que o grupo da noite, que realizava exercícios entre 18h e meia-noite, teriam menos risco de morte prematura ou por doenças cardiovasculares. A atividade física realizada foi a aeróbica moderada a vigorosa — normalmente chamada de “cardio”.

Intensidade dos exercícios também influencia

A quantidade de exercícios físicos diários foi ofuscada pela frequência com que os voluntários realizavam atividade física moderada a vigorosa (AFMV) no período noturno. Séries curtas de até ou mais de três minutos tiveram mais impacto positivo na saúde dos participantes.

Continua depois da publicidade

Para o Dr. Osni Jacó da Silva, Médico Especialista em Medicina do Esporte e ex professor da UFSC, o estudo, embora seja grande, não pode ser aplicado para o restante da população. Isso porque ele foi realizado em uma população com situações biológicas muito específicas, de obesidade e diabetes tipo 2. Ele também destaca que a constatação de exercícios realizados à noite serem superiores aos realizados no período da manhã ou tarde ainda não é uma verdade absoluta, e talvez nunca venha a ser.

Ana Laura Horst tem 19 anos e é estudante de jornalismo. Com o estágio e a faculdade, ela relata que malha à noite há quase um ano porque “é o que dá [para encaixar] na rotina”. Para Ana, o melhor período para fazer exercícios é pela manhã, mas ela não pode fazer isso em dias de semana devido à sua agenda.

Novos estudos revelam que melhor horário para praticar exercícios existe e pode ser à noite
Para Ana Laura, todo o estresse do dia vai embora com exercícios à noite (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar de preferir o período da manhã, Ana afirma que o exercício noturno faz com que o estresse do dia “evapore” e o seu sono seja melhor. O período da noite a possibilita ir à academia três vezes por semana e praticar yoga por dois.

O Dr. Osni Jacó da Silva destaca que o melhor horário para realizar exercícios, então, é o que é conveniente para a pessoa.

Continua depois da publicidade

— Não adianta nada eu dizer para uma pessoa treinar em tal horário se ela não tem disponibilidade, se ela não gosta, ou se é desconfortável — avalia.

Leia mais

Fundação Pró-Rim de Joinville planeja ações de conscientização sobre uso de medicamentos

Câmara Municipal de São José aprova projeto de conscientização sobre o Câncer Ocular Infantil

Ligações para o Samu aumentam em 383% por conta da dengue em SC no primeiro trimestre