O nome do novo estádio do San Lorenzo, time do coração de Jorge Mario Bergoglio, deve se chamar “Papa Francisco”. Segundo o presidente do clube argentino, Marcelo Moretti, o pedido foi feito pessoalmente ao falecido pontífice no Vaticano em 2024.
Continua depois da publicidade
Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário do Vaticano. Segundo informações do Vaticano a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Morre papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, aos 88 anos
Segundo Marcelo Moretti, o papa o autorizou em 2024 homenageá-lo com o nome do novo estádio, apresentado em 2021.
Continua depois da publicidade
— Fui visitá-lo em setembro de 2024 como representante institucional. Nessa visita, levei muitos presentes do clube e pedi Sua autorização para que o novo estádio que vamos construir no bairro de Boedo levasse o nome de Papa Francisco. Sua resposta foi aceita e ele o fez com grande emoção — disse Marcelo Moretti.
O projeto tinha previsão de conclusão da obra para 2023, mas com uma série de atrasos, a entrega poderá acontecer em 2026. O espaço poderá receber até 50 mil torcedores e fica no bairro de Boedo, no mesmo espaço do antigo estádio Viejo Gasómetro.
— Ele autografou uma camisa simbólica do clube para nós, uma peça de roupa que guardamos em segurança. Quando o estádio for inaugurado, vou exibi-la no salão central para todos os torcedores do nosso time — continuou.
Confira imagens do projeto do novo estádio do San Lorenzo
Continua depois da publicidade
Relação do Papa com o futebol
Quando Bergoglio foi eleito Papa, em 2013, logo veio à tona sua paixão pelo San Lorenzo. A imprensa argentina destacou que o ex-arcebispo de Buenos Aires tinha uma carteira de sócio do clube de Almagro, recebida após ele ser o sacerdote responsável por celebrar a missa em ação de graças pelo centenário do clube, em 2008.
Criado no bairro de Flores, onde o San Lorenzo tem sua sede atual, Francisco torceu para o clube desde a sua infância. Seu pai, Mario Giuseppe, era italiano, mas mudou-se para a Argentina e jogou basquete no clube, criando afinidade com o San Lorenzo, sentimento que logo passou para o filho, a quem levava para partidas no estádio.
Depois de 2013, ano em que o time virou campeão nacional, Francisco virou o grande amuleto da sorte do San Lorenzo. No ano seguinte, ganhou a Libertadores, quando venceu o Nacional do Paraguai por 2 a 1. O San Lorenzo atualmente é o terceiro colocado do Grupo B do Campeonato Argentino.
Para muitos, foi o papa Francisco também que deu sorte para a seleção argentina, quando conquistaram o título mundial na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Sobre a rivalidade entre brasileiros e argentinos, Francisco disse ao repórter Gerson Camarotti da Globo News, em 2013 como isso se resolveria: “O papa é argentino e Deus é brasileiro”.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
O pontífice se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias. Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano.













